10/07/2025

Governo inicia içamento de vigas que sustentarão viaduto da Epig

Começou o processo de içamento e instalação das vigas que darão sustentação ao viaduto localizado no trecho 2 da Epig | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Instalação das peças estruturais marcam nova etapa da obra que pretende transformar a Estrada Parque Indústrias Gráficas em um dos mais modernos corredores viários do DF, beneficiando 30 mil motoristas e usuários de transporte público

O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta quarta-feira (7), o içamento e a instalação das vigas que darão sustentação ao viaduto localizado no trecho 2 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). São, ao todo, 30 estruturas, de 23 toneladas e 15 metros de comprimento cada, que vão compor a base do tabuleiro por onde os veículos circularão.

O objetivo do viaduto é melhorar a mobilidade entre a Octogonal, o Sudoeste e a Epig, eliminando semáforos e facilitando o fluxo de ônibus e carros. “A expectativa é que a gente consiga, nos próximos meses, liberar o fluxo de veículos na parte superior do viaduto”, antecipou o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro.

“Isso irá nos permitir desfazer o desvio atual e iniciar a escavação do acesso de quem está na Octogonal com o Sudoeste, dando uma pré-funcionalidade a este trecho 2, que vai ser fundamental para que a gente possa avançar na parte do trecho 4, entre o Parque e o Sudoeste”, detalhou o titular da pasta.

Casimiro lembra que o viaduto é uma das etapas das obras em execução, que pretendem transformar a Epig em um dos mais modernos corredores viários da capital do país. “É uma obra cujo investimento beira R$ 160 milhões e é extremamente importante por se tratar de um dos principais trechos do chamado Corredor Eixo Oeste, que a gente espera que melhore bastante a vida principalmente de quem usa o transporte público”, detalhou o secretário.

O Corredor Eixo Oeste terá, ao todo, 38,7 km de pistas exclusivas para o deslocamento de ônibus, interligando vias do Sol Nascente, Ceilândia e Taguatinga à região central do DF, passando por pistas como a Hélio Prates, EPTG, Epig e ESPM, e chegando ao Terminal Rodoviário da Asa Sul.

O objetivo é agilizar o deslocamento de 30 mil motoristas diariamente e reduzir, em até 25 minutos, o tempo gasto pelos usuários de transporte público dentro dos coletivos. “Eu passo por essa região diariamente e sei que essa obra vai facilitar demais o meu deslocamento”, avalia a cuidadora de idosos Glaucia da Silva, de 45 anos. O comerciante Ângelo Donizete, 61, concorda: “Essa obra vai melhorar bastante o nosso deslocamento, especialmente o trânsito. Vai ficar bem melhor”.

Obra em trechos

Para facilitar a execução e reduzir os impactos no trânsito, os trabalhos na Epig foram divididos em seis trechos. Um deles, o trecho 3, já está pronto: é onde fica o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho – que liga a Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, ao Parque da Cidade –, entregue pelo governador Ibaneis Rocha há quase um ano e que agilizou a vida de 25 mil motoristas que transitam diariamente na área.

O marco zero da nova Epig começa ainda no viaduto da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), e segue até a Octogonal. Revestido com o novo pavimento rígido, mais resistente e durável, o trecho conta com uma nova faixa, além das duas já existentes, destinada exclusivamente ao tráfego de veículos de transporte coletivo. Isso ajuda a evitar o afunilamento da via, garantindo mais fluidez ao trânsito.

O segundo trecho está localizado entre o Setor Policial Sul e a interseção entre a Epig/Sudoeste/Parque da Cidade. O projeto prevê para a região a construção de três viadutos, eliminando a necessidade de semáforos no cruzamento da Octogonal com a via e, consequentemente, as recorrentes interrupções provocadas pelas sinalizações verticais.

Além disso, haverá a implementação de uma rotatória no local para eliminar o retorno utilizado pelos motoristas do Sudoeste que desejem acessar as vias internas da Octogonal. Um corredor para o BRT, ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano completam as intervenções promovidas no local.

A poucos metros do trecho 3 das obras, está uma das fases mais emblemáticas da nova Epig, onde uma nova entrada agilizará o acesso ao Parque da Cidade, na altura do Estacionamento 3. Por ali, também serão construídos dois viadutos em trincheiras e passagens subterrâneas para pedestres, facilitando o acesso à estação de ônibus no canteiro central da via.

No quinto trecho, na altura do Setor de Indústrias Gráficas, mais um viaduto irá mitigar o impacto do intenso movimento de veículos nos horários de pico. Como de costume, a região também terá um corredor exclusivo para ônibus e ciclovias. Obras de drenagem, pavimentação e paisagismo completam o pacote de intervenções.

Chegando ao final da obra, próximo ao Eixo Monumental, a sexta etapa prevê a readequação do sistema viário para duplicação da via às margens do Tribunal de Justiça e Territórios (TJDFT) e do Ministério Público (MPDFT). Estacionamentos públicos também serão disponibilizados ao longo da pista.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF

Leia também
Educação promove formação voltada ao atendimento de estudantes com altas habilidades
Educação promove formação voltada ao atendimento de estudantes com altas habilidades
UBS da Ponte Alta terá capacidade para atender 300 pacientes diariamente
UBS da Ponte Alta terá capacidade para atender 300 pacientes diariamente
Unidade Móvel do Hemocentro incentiva doação de sangue em Águas Claras
Unidade Móvel do Hemocentro incentiva doação de sangue em Águas Claras
Riacho Fundo II recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quarta (9)
Riacho Fundo II recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quarta (9)
Sai resultado provisório de chamamento público para gestão compartilhada do Espaço Cultural Renato Russo
Sai resultado provisório de chamamento público para gestão compartilhada do Espaço Cultural Renato Russo
Inscrições para 5º Prêmio de Artesanato e 4º Prêmio de Manualistas do DF vão até sexta (11)
Inscrições para 5º Prêmio de Artesanato e 4º Prêmio de Manualistas do DF vão até sexta (11)
Ação de acolhimento da população em situação de rua ocorre no Plano Piloto nesta terça-feira (8) A DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante | Foto: Agência Brasília
Ação de acolhimento da população em situação de rua ocorre no Plano Piloto nesta terça-feira (8) 
Estreia do Distrito Junino 2025 leva muita dança e alegria a Riacho Fundo II e Brazlândia
Estreia do Distrito Junino 2025 leva muita dança e alegria a Riacho Fundo II e Brazlândia
Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados no DF
Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados no DF
Zoológico de Brasília reabre com funcionamento diário durante o mês de julho
Zoológico de Brasília reabre com funcionamento diário durante o mês de julho
DF 4
Operação conjunta do GDF apreende máquina que desmatava Área de Proteção Ambiental
Ações simples da população em casa eliminam focos do mosquito da dengue
Ações simples da população em casa eliminam focos do mosquito da dengue

Truth+: Trump lança streaming focado em público conservador

Aplicativo está disponível para celulares, web e TVs conectadas como Apple TV, Fire TV e Roku O Trump Media & Technology Group, empresa do presidente dos EUA, Donald Trump, lançou oficialmente nessa segunda-feira (7/7) sua plataforma de streaming de TV, batizada de Truth+, em escala global. O serviço estreia com

Leia mais...

Mesmo com juros altos, setor automotivo avança

Anfavea divulga alta nas exportações e produção no 1º semestre, mas mercado interno segue pressionado por crédito caro e queda no varejo A produção automóveis cresceu 7,8% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2024, com 1,22 milhão de carros produzidos. o dado foi divulgado, ontem, pela

Leia mais...

Última noite de pecuária de Acreúna é marcada por pancadaria

PM precisou intervir para acabar com a briga generalizada A última noite da Exposição Agropecuária de Acreúna, domingo (6), foi marcada por pancadaria entre os participantes da festa. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma confusão generalizada, inclusive com mulheres. A Polícia Militar (PM) de Goiás precisou intervir.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.