12/12/2025

Governo inicia teste de sistema de alertas no celular para desastres naturais

Um vez habilitada, a plataforma Defesa Civil Alerta avisará sobre a iminência de desastres e fornecerá orientações necessárias de como agir para se proteger - (crédito: AFP)

Plataforma que emitirá alertas contra desastres naturais no país será testada a partir deste sábado (10/8) em 11 cidades do Sul e Sudeste

A plataforma Defesa Civil Alerta, lançada pelo governo federal nesta quarta-feira (7/8), entrará em fase de testes neste fim de semana em alguns municípios brasileiros do Sul e Sudeste. O sistema, que pretende emitir alertas sonoros e vibratórios “intrusivos” em caso de desastres, não precisa de cadastro prévio e funcionará para todos os celulares compatíveis que estejam no perímetro de risco.

No sábado (10), às 15h, habitantes de 11 cidades escolhidas receberão um alerta de demonstração nos celulares a cada cinco minutos durante uma hora. O alerta vai aparecer na tela de telefone da população e se sobrepor a qualquer atividade acessada pelo usuário no momento. O período de testes terá duração de 30 dias, segundo Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

A plataforma pretende avisar sobre a iminência de desastres e fornecer orientações necessárias de como agir para se proteger. O novo sistema precisa estar na cobertura de 4G e 5g no momento de envio da mensagem, e o alerta vai funcionar mesmo se o telefone estiver no modo silencioso.

Foram elegidas para os testes as cidades de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, a escolha levou em consideração a quantidade de desastres naturais recentes e com grande impacto à população além do número de alertas emitidos em 2023.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Walter Góes, ressaltou a importância de um sistema de alerta para a população brasileira, mesmo que no país não existam tragédias naturais como tsunamis, erupções vulcânicas e terremotos. “Não existe mais região do país que não esteja suscetível a sofrer algum tipo de evento. Seja por excesso ou por falta de água”, alertou durante coletiva de imprensa.

Países como Estados Unidos e Chile já possuem sistemas de alerta para desastres naturais ou urbanos.

Tribuna Livre, com informações do Governo Federal

Deixe um comentário

Leia também
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Homem é preso por porte de drogas e munições no Paranoá

Além de apreensão de substâncias ilícitas, foram encontrados oitos munições, um aparelho celular e duas balanças de precisão A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas e posse irregular de munições. A apreensão ocorreu na noite dessa quinta-feira (4/12), no SLMN Trecho 07,

Leia mais...

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.