11/11/2025

Governo quer enviar PL dos Militares nesta semana, diz Padilha

Reprodução

Ministro das Relações Institucionais visitou o presidente Lula nesta segunda e falou sobre PL que altera a aposentadoria dos militares

O ministro das Relações Institucionais, Alexandra Padilha (PT), afirmou nesta segunda-feira (16/12) que o governo federal pretende enviar ainda nesta semana ao Congresso Nacional o texto do Projeto de Lei que altera a aposentadoria dos militares. A declaração foi feita na saída da residência de Lula, na zona oeste da capital, onde o presidente se recupera após receber alta hospitalar no domingo (15/12).

“Estamos finalizando o texto daquele acordo que foi concluído. E a expectativa é que seja encaminhado nesta semana o texto que envolve o tema da idade mínima e das regras de transição”, afirmou Padilha. Segundo ele, a Casa Civil e o Ministério da Fazenda ainda trabalham nos últimos detalhes do projeto antes de enviá-lo ao Congresso. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) também participou do encontro.

Alexandre Padilha ainda afirmou que o presidente Lula pretende realizar uma reunião com os ministros na próxima sexta-feira (20/12) já em Brasília. “O presidente continua em avaliação, ele pretende estar em Brasília já no dia 20 e definir o formato dessa reunião”, disse.

Outra pauta da conversa de Padilha com Lula foi as discussões para a votação da reforma tributária e do pacote fiscal na Câmara dos Deputados. O ministro das Relações Institucionais afirmou que a votação da Reforma Tributária é a prioridade do governo neste momento e que a expectativa é que ele seja votada nesta semana, antes do recesso parlamentar. Segundo ele, há um compromisso dos presidentes da Câmara e do Senado em também votar os projetos que consolidam o marco fiscal.

Mais cedo, o presidente Lula recebeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O ministro disse à imprensa que Lula “está muito bem disposto”. Segundo Haddad, durante o encontro os dois também discutiram a aprovação da reforma tributária, as medidas fiscais e o projeto das reformas microeconômicas.

Alta hospitalar

O presidente recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês no domingo (15/12) após ficar seis dias internado devido a uma hemorragia intracraniana.

Lula passou por uma cirurgia de emergência na terça-feira e se recupera bem. Contudo, segundo o médico Roberto Kalil, ele está com restrições de circulação e deverá trabalhar em São Paulo nos próximos dias.

Após ter alta, o presidente voltou a criticar a alta da taxa Selic. Segundo Lula, o valor da taxa de juros acima de 12% é um obstáculo para o crescimento econômico. Ele também reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal.

Tribuna Livre, com informações do Ministério das Relações Institucionais

Leia também
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro

Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão unânime entre três dos quatro ministros da Turma – Alexandre de Moraes, Flávio Dino e

Leia mais...

Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva

A inteligência artificial (IA) está entrando em uma nova fase de implementação, marcando um ponto de virada para empresas de todos os setores. Após um período inicial de curiosidade e experimentação com modelos de linguagem amplos, as organizações estão percebendo que o verdadeiro poder da IA reside na integração desses

Leia mais...

Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos implementou uma suspensão emergencial de lançamentos de foguetes durante o dia. A medida drástica surge em meio à prolongada paralisação do governo, que resultou no afastamento de um número significativo de trabalhadores e está gerando interrupções nas operações aeroportuárias em todo

Leia mais...

Os jogos com edições de colecionador mais caras da história

As edições de colecionador se consolidaram como um símbolo de prestígio entre os aficionados por videogames. Mais do que simples cópias físicas ou digitais, estas versões especiais incluem estátuas detalhadas, itens exclusivos, experiências diferenciadas e, em alguns casos, prêmios surpreendentes. A produção limitada eleva esses pacotes à categoria de relíquias,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.