11/11/2025

Governo quer enviar PL dos Militares nesta semana, diz Padilha

Reprodução

Ministro das Relações Institucionais visitou o presidente Lula nesta segunda e falou sobre PL que altera a aposentadoria dos militares

O ministro das Relações Institucionais, Alexandra Padilha (PT), afirmou nesta segunda-feira (16/12) que o governo federal pretende enviar ainda nesta semana ao Congresso Nacional o texto do Projeto de Lei que altera a aposentadoria dos militares. A declaração foi feita na saída da residência de Lula, na zona oeste da capital, onde o presidente se recupera após receber alta hospitalar no domingo (15/12).

“Estamos finalizando o texto daquele acordo que foi concluído. E a expectativa é que seja encaminhado nesta semana o texto que envolve o tema da idade mínima e das regras de transição”, afirmou Padilha. Segundo ele, a Casa Civil e o Ministério da Fazenda ainda trabalham nos últimos detalhes do projeto antes de enviá-lo ao Congresso. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) também participou do encontro.

Alexandre Padilha ainda afirmou que o presidente Lula pretende realizar uma reunião com os ministros na próxima sexta-feira (20/12) já em Brasília. “O presidente continua em avaliação, ele pretende estar em Brasília já no dia 20 e definir o formato dessa reunião”, disse.

Outra pauta da conversa de Padilha com Lula foi as discussões para a votação da reforma tributária e do pacote fiscal na Câmara dos Deputados. O ministro das Relações Institucionais afirmou que a votação da Reforma Tributária é a prioridade do governo neste momento e que a expectativa é que ele seja votada nesta semana, antes do recesso parlamentar. Segundo ele, há um compromisso dos presidentes da Câmara e do Senado em também votar os projetos que consolidam o marco fiscal.

Mais cedo, o presidente Lula recebeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O ministro disse à imprensa que Lula “está muito bem disposto”. Segundo Haddad, durante o encontro os dois também discutiram a aprovação da reforma tributária, as medidas fiscais e o projeto das reformas microeconômicas.

Alta hospitalar

O presidente recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês no domingo (15/12) após ficar seis dias internado devido a uma hemorragia intracraniana.

Lula passou por uma cirurgia de emergência na terça-feira e se recupera bem. Contudo, segundo o médico Roberto Kalil, ele está com restrições de circulação e deverá trabalhar em São Paulo nos próximos dias.

Após ter alta, o presidente voltou a criticar a alta da taxa Selic. Segundo Lula, o valor da taxa de juros acima de 12% é um obstáculo para o crescimento econômico. Ele também reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal.

Tribuna Livre, com informações do Ministério das Relações Institucionais

Leia também
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro

Petrobras decide manter participação acionária na braskem

A Petrobras anunciou sua decisão de manter sua participação na Braskem, a maior petroquímica da América Latina. A estatal brasileira detém atualmente 36% do capital total da empresa e 47% das ações com direito a voto. A decisão encerra um período de especulações sobre a possível venda da participação da

Leia mais...

Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou, por unanimidade, o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida mantém a condenação de 27 anos e 3 meses imposta ao ex-presidente. Para o senador, a decisão é uma “farsa”.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.