13/11/2025

Guatemala autoriza permanência de 161 mexicanos que fugiram de traficantes

No ano passado houve uma situação similar, com a fuga para Guatemala de cerca de 600 mexicanos, que retornaram para suas casas quase sete meses depois - (crédito: Shalom de León Unsplash)

“No total, 39 famílias foram entrevistadas e beneficiadas com este passe humanitário”, disse o Instituto Guatemalteco de Migração (IGM)

A Guatemala concedeu uma permissão de permanência por razões humanitárias a 161 mexicanos, incluindo 69 crianças, que se refugiaram em uma aldeia guatemalteca após fugir da violência do tráfico de drogas em seu país, informou o governo nesta quarta-feira (20).

Na segunda-feira, o Instituto Guatemalteco de Migração (IGM) indicou que uma centena de mexicanos havia fugido do estado de Chiapas (sul), que enfrenta um aumento da violência atribuída a confrontos entre cartéis.

No ano passado houve uma situação similar, com a fuga para Guatemala de cerca de 600 mexicanos, que retornaram para suas casas quase sete meses depois.

“No total, 39 famílias foram entrevistadas e beneficiadas com este passe humanitário, além de receber atendimento interinstitucional” em uma aldeia do departamento de Huehuetenango, na fronteira com o México, disse o IGM em um comunicado.

Ao todo, são 92 adultos e 69 crianças, que “se deslocaram para a Guatemala devido aos conflitos que persistem no estado de Chiapas”.

A maioria dos mexicanos permanece em um abrigo temporário habilitado no salão de usos múltiplos, mas outros foram acolhidos por moradores ou alugam moradias, acrescentou.

Na aldeia há vigilância da Polícia Nacional Civil e do Exército de Guatemala, pontuou o IGM.

Chiapas sofre com a violência ligada ao crime organizado que, nos últimos anos, causou o deslocamento de centenas de pessoas. Segundo analistas, os cartéis Jalisco Nueva Generación e Sinaloa disputam as rotas de tráfico de drogas na região.

Na sexta-feira, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, se  comprometeu a fortalecer a segurança na fronteira com a Guatemala, em uma reunião com seu homólogo guatemalteco, Bernardo Arévalo.

A primeira reunião entre ambos os presidentes ocorreu dois meses depois de uma incursão de policiais mexicanos em território guatemalteco em perseguição a supostos traficantes, o que provocou um protesto da Guatemala e um pedido de desculpas do México.

Tribuna Livre, com informações do Instituto Guatemalteco de Migração (IGM)

Leia também
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
Podcast-Siemens-1200x675-1
Indústria 4.0: siemens e greylogix revelam futuro digital em alimentos e bebidas
exploso-estelar-scaled-1
Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito
Musica-1200x675-1
Música criada por ia engana 97% dos ouvintes, revela estudo
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
deepfake
Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes
SALOUTTI-1200x675-1
Inteli forma a primeira turma e promete revolução na educação tecnológica
Destaque-Vomito-fossilizado-de-dinossauro-scaled-1
Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno
2025-06-25T143726Z_1_LYNXMPEL5O0R4_RTROPTP_3_OPENAI-RESTRUCTURING
Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial
cirurgia-rob
Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados

Leia mais...

Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se

Black Friday acende alerta para fraudes e golpes online Com a proximidade da Black Friday, período conhecido por grandes descontos e promoções, consumidores devem redobrar a atenção para evitar cair em golpes. A expectativa de economizar atrai muitos compradores, mas também oportuniza ações de criminosos que se aproveitam do aumento

Leia mais...

Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que diversos políticos e influenciadores visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em regime de prisão domiciliar desde agosto. Entre os nomes autorizados a se encontrarem com o ex-presidente estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG)

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.