05/06/2025

Hospital de Santa Maria promove curso para gestores sobre acolhimento e cuidado

Gestores do HRSM participaram do curso Gestão e Cuidado – Entender para Acolher, que promove um ambiente profissional de escuta, focado no bem-estar do colaborador | Fotos: Divulgação/IgesDF

Capacitação busca orientar chefias sobre os serviços do Programa Acolher e reforçar a importância de identificar sinais de sofrimento entre os colaboradores

Nesta segunda-feira (2), gestores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram do curso Gestão e Cuidado – Entender para Acolher, realizado no auditório da unidade.

De acordo com Paula Paiva, chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUQVT), o objetivo da capacitação é esclarecer dúvidas sobre o fluxo do Programa Acolher e orientar os gestores para que reconheçam sinais, mesmo sutis, de que um colaborador não está bem. A proposta é promover um ambiente de escuta e encaminhamento adequado.

“Queremos que os gestores entendam como o colaborador pode solicitar os serviços, quais são as opções disponíveis, como funcionam e de que forma podem ser acessadas, seja na unidade ou em outro local próximo à residência. A ideia é que as chefias atuem como facilitadoras, já que muitos colaboradores desconhecem o serviço ou não sabem como acessá-lo”, explica Paula.

Durante o encontro, os participantes fizeram testes para avaliar seus próprios níveis de estresse, nutrição, atividade social e física, além de compartilharem os resultados com os colegas – uma atividade prática que reforça a abordagem integral do cuidado.

“Precisamos pensar a saúde de forma ampla, considerando todos os aspectos que afetam o bem-estar do colaborador. Por isso, além dos atendimentos em psicologia e psiquiatria, estamos ampliando a atuação da educação física, que agora oferece também orientação individual, além da tradicional ginástica laboral. O mesmo vale para nutrição”, completa Paula.

O programa

Para Vanessa de Oliveira, chefe do Núcleo de Enfermagem das Emergências e Urgências do HRSM, a capacitação foi importante para esclarecer dúvidas sobre o fluxo de atendimento e reforçar a necessidade de apoio às equipes.

“Minha equipe é uma das maiores do hospital e temos percebido, cada vez mais, a importância de oferecer suporte. Embora o serviço ainda possa ser ampliado, já faz muita diferença contar com esse acolhimento dentro das unidades do IgesDF”, avalia.

Atualmente, o Programa Acolher realiza, em média, 3.500 atendimentos mensais, incluindo serviços de nutrição, psicologia, psiquiatria, educação física, acupuntura e auriculoterapia. Em 2024, mais de 14.500 pessoas foram atendidas – número que cresce a cada mês com a ampliação da oferta.

Tribuna Livre, com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

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