22/11/2025

Hugo Motta defende reação firme a barreiras comerciais contra o Brasil

Hugo Motta em discurso na 6ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamento, na Suíça - (crédito: Reprodução)

Durante conferência internacional em Genebra, o presidente da Câmara citou a aprovação da Lei de Reciprocidade Econômica e criticou p protecionismo contra produtos brasileiros

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o parlamento brasileiro está preparado para reagir a práticas comerciais consideradas discriminatórias contra o Brasil. Durante discurso na 6ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamento, realizada nesta terça-feira (29/7), em Genebra, na Suíça, o parlamentar destacou a aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica como uma resposta institucional às crescentes tensões no comércio internacional.

“Trata-se de uma resposta serena, mas firme, em linha com a nossa profunda preocupação com o uso de medidas comerciais unilaterais para fins protecionistas e para ingerência em assuntos internos de outros países”, afirmou Hugo Motta, durante o encontro promovido pela União Interparlamentar (UIP), que reúne líderes legislativos de diversas nações.

A fala do presidente da Câmara ocorre em um momento em que o Brasil tenta negociar com os Estados Unidos a exclusão de produtos nacionais de uma nova tarifa de 50% anunciada pelo presidente Donald Trump para 1º de agosto. Embora o governo federal tenha enviado representantes e senadores estejam em missão oficial no país, ainda não há acordo formal anunciado.

Renovação institucional e multilateralismo

Motta aproveitou o cenário de instabilidade econômica e geopolítica global para defender a renovação das instituições internacionais e o fortalecimento do multilateralismo. Segundo ele, os desafios atuais exigem “mais diálogo, mais cooperação e mais diplomacia” por parte de governos e parlamentos.

“O mundo vive um contexto de crescentes tensões geopolíticas, intolerância, protecionismo e enfraquecimento do multilateralismo. As instituições precisam se adaptar para serem mais representativas e eficazes para todos os países”, disse.

Sustentabilidade e COP30

O presidente da Câmara também destacou que o Brasil pretende demonstrar sua liderança legislativa na agenda ambiental durante a Conferência do Clima (COP30), que será realizada em novembro, na cidade de Belém (PA). Ele anunciou que está em articulação uma reunião parlamentar no contexto da COP, em parceria com a União Interparlamentar.

“Estamos comprometidos com a transição energética e com metas ambiciosas de descarbonização. Aprovamos marcos como as leis do Hidrogênio Verde, do Combustível do Futuro, do Comércio de Emissões, da Mobilidade Sustentável, da Adaptação Climática e da Energia Offshore”, enumerou.

Regulação da inteligência artificial

No campo tecnológico, Motta destacou o avanço das discussões no Congresso sobre a regulamentação da inteligência artificial. Segundo ele, o objetivo é garantir inovação com responsabilidade, proteger direitos fundamentais e evitar o uso nocivo das novas ferramentas. “Temos projetos para mitigar riscos, prevenir crimes e proteger especialmente crianças e adolescentes no uso dessas tecnologias digitais”, explicou.

Diplomacia parlamentar

Ao fim de seu discurso, o presidente da Câmara reforçou o papel da diplomacia parlamentar brasileira em fóruns internacionais. Ele citou a realização, em 2024, da 10ª Cúpula do P20, e, neste ano, do Fórum Parlamentar do Brics, sediado pelo Brasil, como exemplos do engajamento do Legislativo em ampliar a representatividade do Sul Global.

“Como guardiões da democracia, cabe aos parlamentos construírem pontes e não muros. Devemos ser os arquitetos de um futuro em que a razão prevaleça sobre a força e o entendimento substitua a confrontação”, concluiu.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada

Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção

Tarcísio de Freitas, Cláudio Castro e deputados como Mario Frias e Nikolas Ferreira elogiaram votação nas redes sociais Governadores e congressistas de direita usaram as redes sociais na noite de 3ª feira (18.nov.2025) para comemorar a aprovação do PL (Projeto de Lei) Antifacção na Câmara dos Deputados. Aprovado por 370

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.