29/12/2025

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Valdir Antonelli

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados que produzem imagens falsas, incluindo deepfakes e outros conteúdos ilegais.

O projeto busca criar uma camada de proteção digital adicional para usuários que compartilham imagens online, reduzindo o potencial de uso malicioso da inteligência artificial. O conceito central do envenenamento de dados reside na modificação sutil de imagens originais, inserindo alterações imperceptíveis a olho nu que confundem os algoritmos de IA. Esses ajustes nos pixels tornam significativamente mais complexa a tarefa de gerar conteúdo falso de alta qualidade por meio de programas automatizados.

Na prática, o Silverer permite que os usuários alterem suas imagens antes de publicá-las, aplicando modificações que enganam os modelos de IA. Isso resulta em versões manipuladas que se tornam borradas, distorcidas ou irreconhecíveis, representando um desafio para quem tenta criar deepfakes.

Os deepfakes e outras imagens fraudulentas representam um desafio crescente para a segurança pública. A tecnologia de envenenamento de dados visa combater esse cenário, dificultando a criação de deepfakes por criminosos, impedindo o uso da IA para gerar conteúdo de abuso infantil, facilitando a identificação de material manipulado, ajudando investigadores a reduzir o volume de conteúdo falso e protegendo os dados de usuários comuns em redes sociais.

A AFP tem observado um aumento preocupante no uso da inteligência artificial para propósitos ilícitos, particularmente na criação de material abusivo e propagandas extremistas. Apesar de o Silverer ainda estar em fase de protótipo, o objetivo é transformar o envenenamento de dados em uma ferramenta prática e acessível, capaz de proteger qualquer pessoa que publique imagens na internet.

A versão inicial da ferramenta está sendo avaliada para uso interno na Polícia Federal Australiana. No entanto, os pesquisadores almejam disponibilizar versões futuras para o público em geral. A tecnologia não representa uma solução definitiva, mas visa criar obstáculos, dificultando o uso malicioso da IA.

Fonte: olhardigital.com.br

Leia também
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
lobos
Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá
relogio-destaque-1
Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial
Design-sem-nome-20-1-scaled-1
Limite o uso: 7 dicas para passar menos tempo no instagram
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno
dados-IA-alexandre-maioral-1200x675-1
Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva

Desfecho em 2025 pode marcar fim de Maduro na Venezuela

Caso ocorra a intervenção, será a primeira vez que os Estados Unidos atacam um país da América do Sul Sob o comando da Venezuela desde 1999, a ideologia do chavismo, atualmente liderada por Nicolás Maduro, pode chegar ao fim em breve. Sob as ordens de Donald Trump, os Estados Unidos

Leia mais...

Corrida de bebês vira fenômeno de audiência e viraliza; veja

Disputa realizada nos intervalos de jogos da NBA e da WNBA coloca bebês engatinhando pela quadra de basquete; a atração virou tradição desde 2024 e já conta com vencedores oficiais A chamada “corrida de bebês” da NBA virou um momento esperado do universo do esporte norte-americano. Organizada como atração de

Leia mais...

Varejo cresce 2,6% no Natal com foco em itens essenciais

Compras on-line avançam 10,2%, enquanto setores tradicionais de presentes recuam, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado O varejo brasileiro registrou crescimento nominal de 2,6% no Natal de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e consideram

Leia mais...

Marcão do Povo age contra Ludmilla após vídeo

Apresentador registrou notícia-crime e pediu retirada de publicação em que cantora afirma que ele foi condenado por racismo Marcão do Povo acionou a Polícia Civil em Barueri, na Grande São Paulo, para registrar uma notícia-crime contra a cantora Ludmilla. O apresentador do SBT busca a retirada de um vídeo publicado

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.