29/12/2025

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Valdir Antonelli

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados que produzem imagens falsas, incluindo deepfakes e outros conteúdos ilegais.

O projeto busca criar uma camada de proteção digital adicional para usuários que compartilham imagens online, reduzindo o potencial de uso malicioso da inteligência artificial. O conceito central do envenenamento de dados reside na modificação sutil de imagens originais, inserindo alterações imperceptíveis a olho nu que confundem os algoritmos de IA. Esses ajustes nos pixels tornam significativamente mais complexa a tarefa de gerar conteúdo falso de alta qualidade por meio de programas automatizados.

Na prática, o Silverer permite que os usuários alterem suas imagens antes de publicá-las, aplicando modificações que enganam os modelos de IA. Isso resulta em versões manipuladas que se tornam borradas, distorcidas ou irreconhecíveis, representando um desafio para quem tenta criar deepfakes.

Os deepfakes e outras imagens fraudulentas representam um desafio crescente para a segurança pública. A tecnologia de envenenamento de dados visa combater esse cenário, dificultando a criação de deepfakes por criminosos, impedindo o uso da IA para gerar conteúdo de abuso infantil, facilitando a identificação de material manipulado, ajudando investigadores a reduzir o volume de conteúdo falso e protegendo os dados de usuários comuns em redes sociais.

A AFP tem observado um aumento preocupante no uso da inteligência artificial para propósitos ilícitos, particularmente na criação de material abusivo e propagandas extremistas. Apesar de o Silverer ainda estar em fase de protótipo, o objetivo é transformar o envenenamento de dados em uma ferramenta prática e acessível, capaz de proteger qualquer pessoa que publique imagens na internet.

A versão inicial da ferramenta está sendo avaliada para uso interno na Polícia Federal Australiana. No entanto, os pesquisadores almejam disponibilizar versões futuras para o público em geral. A tecnologia não representa uma solução definitiva, mas visa criar obstáculos, dificultando o uso malicioso da IA.

Fonte: olhardigital.com.br

Leia também
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
lobos
Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá
relogio-destaque-1
Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial
Design-sem-nome-20-1-scaled-1
Limite o uso: 7 dicas para passar menos tempo no instagram
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno
dados-IA-alexandre-maioral-1200x675-1
Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva

Idoso morre afogado na zona rural de Nova Aurora

Esse é o segundo caso registrado em menos de uma semana em Goiás Um idoso de 62 anos morreu afogado neste sábado (27/12) no ribeirão conhecido como Fundão, na zona rural do município de Nova Aurora. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência e os militares encontraram o

Leia mais...

Fepecs encerra 2025 com novas conquistas e premiações 

A entidade alcançou metas, inovou e avançou tecnologicamente A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) conclui 2025 com fortalecimento ético, transparência institucional e avanços na educação em saúde. O ano foi marcado por resultados positivos e iniciativas inovadoras, como a inauguração de dois novos laboratórios (simulação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.