12/11/2025

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Valdir Antonelli

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados que produzem imagens falsas, incluindo deepfakes e outros conteúdos ilegais.

O projeto busca criar uma camada de proteção digital adicional para usuários que compartilham imagens online, reduzindo o potencial de uso malicioso da inteligência artificial. O conceito central do envenenamento de dados reside na modificação sutil de imagens originais, inserindo alterações imperceptíveis a olho nu que confundem os algoritmos de IA. Esses ajustes nos pixels tornam significativamente mais complexa a tarefa de gerar conteúdo falso de alta qualidade por meio de programas automatizados.

Na prática, o Silverer permite que os usuários alterem suas imagens antes de publicá-las, aplicando modificações que enganam os modelos de IA. Isso resulta em versões manipuladas que se tornam borradas, distorcidas ou irreconhecíveis, representando um desafio para quem tenta criar deepfakes.

Os deepfakes e outras imagens fraudulentas representam um desafio crescente para a segurança pública. A tecnologia de envenenamento de dados visa combater esse cenário, dificultando a criação de deepfakes por criminosos, impedindo o uso da IA para gerar conteúdo de abuso infantil, facilitando a identificação de material manipulado, ajudando investigadores a reduzir o volume de conteúdo falso e protegendo os dados de usuários comuns em redes sociais.

A AFP tem observado um aumento preocupante no uso da inteligência artificial para propósitos ilícitos, particularmente na criação de material abusivo e propagandas extremistas. Apesar de o Silverer ainda estar em fase de protótipo, o objetivo é transformar o envenenamento de dados em uma ferramenta prática e acessível, capaz de proteger qualquer pessoa que publique imagens na internet.

A versão inicial da ferramenta está sendo avaliada para uso interno na Polícia Federal Australiana. No entanto, os pesquisadores almejam disponibilizar versões futuras para o público em geral. A tecnologia não representa uma solução definitiva, mas visa criar obstáculos, dificultando o uso malicioso da IA.

Fonte: olhardigital.com.br

Leia também
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno
dados-IA-alexandre-maioral-1200x675-1
Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva
No posts found

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.