O governador Ibaneis Rocha inaugurou nesta terça-feira (3) a primeira unidade do Na Hora Empresarial no Distrito Federal, localizada no terceiro andar do Venâncio Shopping, no Setor Comercial Sul. Coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), a iniciativa representa um avanço na modernização e desburocratização dos serviços públicos para o setor produtivo.
Durante a cerimônia, Ibaneis Rocha destacou a política de simplificação adotada pelo Governo do Distrito Federal nos últimos anos. “Desde o início do nosso governo, nós passamos a trazer uma desburocratização muito grande para o setor produtivo aqui do Distrito Federal. Tinha um pedido dos empresários para que tivéssemos um ambiente adequado que proporcionasse agilidade na retirada de certidões e na resolução de problemas, e aqui nós reunimos todos os órgãos do DF em parceria também com a Polícia Federal”, afirmou o governador.
Com mais de 500 m², a unidade concentra serviços essenciais para a abertura, regularização e expansão de empresas, oferecendo atendimento presencial sem filas e sem necessidade de agendamento. A expectativa é realizar mais de 500 atendimentos por dia, o que deve desafogar as demais unidades do Na Hora.
Ibaneis Rocha anunciou planos de expansão do modelo para outras regiões administrativas, como Taguatinga, para atender a região Oeste, a maior do DF em número de habitantes e empresas. “Isso já está sendo programado e nós vamos dar todo o apoio para que aconteça o mais rápido possível”, disse.
A Polícia Federal participa com serviços de emissão de passaportes (com agendamento), controle de produtos químicos, segurança privada e registro de armas de fogo, visando maior segurança jurídica e agilidade para empresários.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, enfatizou que o espaço atende uma demanda antiga do setor produtivo. “Esse é um espaço exclusivo para o empresariado do Distrito Federal, onde concentramos os principais serviços necessários para aprovação e licenciamento de projetos e outras demandas do empresário em um só local, funcionando a semana toda, sem necessidade de agendamento”, explicou.
Passamani detalhou a presença de órgãos como Junta Comercial, Vigilância Sanitária, DF Legal, Sebrae, Secretaria de Economia, Ibram, Detran, Neoenergia, Caesb e Seduh, todos em um só lugar para otimizar o tempo dos empreendedores. “Ser empresário é um grande desafio, e a gente precisa facilitar a vida de quem gera emprego e renda no Distrito Federal”, concluiu a secretária.
Com essa inauguração, o Distrito Federal passa a contar com oito unidades fixas do programa Na Hora, todas sob coordenação da Sejus-DF.