Fogo se espalhou rapidamente por estrutura que armazenava grande quantidade de grãos
Um incêndio de grandes proporções destruiu parte de um armazém graneleiro, na manhã de domingo (20/7), no Conjunto Nova República, em Mineiros, no Sudoeste goiano. Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas por volta das 6h36, para combater o fogo, em uma operação que se estendeu por mais 15h. Ainda não se sabe o que teria iniciado as chamas. Ninguém se feriu.
Quatro guarnições do 16º Batalhão de Bombeiros Militar foram deslocadas para o local, ao todo 11 militares trabalharam para conter as chamas e realizar o rescaldo. Ao chegarem, os bombeiros se depararam com um cenário crítico. As chamas já haviam se espalhado por uma estrutura interna conhecida como “colmeia”, utilizada para o armazenamento de grande volume de grãos, principalmente milho.
Para tentar controlar as chamas, os bombeiros bloquearam a entrada de ar para evitar que o fogo se espalhasse. Depois, iniciaram a retirada os grãos que já estavam queimados e os que ainda estavam em combustão. Mesmo com todo o cuidado, o calor dentro do armazém estava acumulado, motivo pelo qual foi preciso usar jatos de água de forma contínua para evitar que o fogo voltasse a se propagar.
Durante toda a operação, que durou até aproximadamente as 15h, foram usados cerca de 25 mil litros de água. Além da extinção do fogo, o cuidado dos bombeiros se estendeu a evitar que as chamas atingissem outras áreas do armazém e construções vizinhas, o que poderia causar ainda mais danos.
Apesar da gravidade da ocorrência, os prejuízos foram apenas materiais, com perda de parte da carga de grãos e danos à estrutura física do armazém. A causa do incêndio ainda será investigada por peritos.
Tribuna Livre, com informações do16º Batalhão de Bombeiros Militar