06/12/2025

Índia: o que pode estar por trás do desempenho ‘frustrante’ de Narendra Modi em eleição

Apoiadores do Partido Bharatiya Janata (BJP) comemoram do lado de fora da sede do BJP, no dia dos resultados das eleições gerais, em Nova Delhi - (crédito: Reuters)

Os nossos especialistas na Índia opinam sobre um resultado que poucos esperavam e o que isso poderá significar para o futuro.

Quando Narendra Modi definiu para si mesmo como meta uma vitória “esmagadora” — 400 dos 543 assentos no Parlamento para a sua aliança — poucos desconfiaram de tamanha ambição.

Afinal de contas, o primeiro-ministro indiano e o BJP (Partido do Povo Indiano) têm sido uma força imparável desde que chegaram ao poder, há uma década.

Caso a pretensão do premiê se concretizasse, sua coalizão obteria assentos suficientes para compor uma maioria de dois terços do Parlamento — e, com isso, o poder de aprovar alterações na Constituição.

Mas embora Modi e a sua aliança estejam a caminho de obter a maioria, não é exatamente a vitória arrasadora que ele e os seus aliados imaginaram quando a contagem começou na manhã desta terça-feira (4/6).

Segundo projeções sobre os resultados preliminares até o momento, o partido de Modi e seus aliados devem conquistar cerca de 290 das cadeiras no Legislativo, com a oposição tendo crescido e chegando a cerca de 230.

A relativa frustração para Modi se completa com a projeção de que seu próprio partido, o BJP, não deve alcançar os 272 assentos necessários para uma maioria. Pela primeira vez desde que chegou ao poder, o premiê dependerá de alianças para conseguir fazer avançar sua agenda no Legislativo.

Pelo X (antigo Twitter), Modi reivindicou sua vitória. “Eu me curvo ao povo por essa demonstração de apreço e prometo que continuarei com o bom trabalho feito na última década para cumprir as vontades do povo”, afirmou.

A Índia é o país mais populoso do mundo, com 1,4 mil milhões de habitantes, e 969 milhões deles estavam aptos a votar nas eleições deste ano – aproximadamente uma pessoa em cada oito da população mundial.

Os eleitores devem ser cidadãos indianos, ter 18 anos ou mais e estar inscritos no registro eleitoral. Eles também precisam de títulos de eleitor válidos.

Abaixo, os correspondentes da BBC na Índia expõem a sua opinião sobre a razão pela qual os resultados não parecem ser exatamente os que Modi esperava — e o que isso poderá significar para o futuro da maior democracia do mundo.

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Deixe um comentário

Leia também
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial
gripe-4-scaled-1
Oito doenças sob controle graças à vacinação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Os 10 mais vistos: séries e programas que dominam os streamings
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua

Justiça condena traficantes que vendiam drogas em festas no DF

O grupo atuava em dois núcleos, de comércio distribuição. Pizzaria no Guará era usada de fachada para movimentar recursos A Justiça do DF condenou oito integrantes de uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas no Distrito Federal. O grupo havia sido investigado pela Polícia Civil (PCDF), durante a Operação

Leia mais...

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.