11/11/2025

Inflação desacelera para 0,24% em junho, aponta IBGE

O grupo de alimentação e bebidas caiu 0,18% em junho — primeira queda desde setembro de 2024 - (crédito: wikimedia commons/ Laoficina24)

A elevação nos custos da energia elétrica residencial, que subiu 2,96% em junho, pressionou o índice, mas os preços dos alimentos em domicílio registraram a primeira queda em nove meses, o que ajudou a conter o avanço

A inflação oficial do país desacelerou para 0,24% em junho, ligeiramente abaixo dos 0,26% registrados em maio. É o que aponta os dados divulgados nesta quarta-feira (10/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado reflete a pressão dos custos de energia elétrica residencial, que subiram 2,96% no mês, enquanto os preços de alimentos, especialmente os consumidos em casa, recuaram pela primeira vez em nove meses.

Com o novo resultado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 2,99% no ano e de 5,35% nos últimos 12 meses — acima do teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central, de 4,5%.

A energia elétrica foi o principal vilão da inflação de junho, respondendo sozinha por 0,12 ponto percentual (p.p.) do índice. A escalada dos preços foi impulsionada pela adoção da bandeira tarifária vermelha patamar 1, que encarece as contas dos consumidores, além de reajustes promovidos por concessionárias em várias capitais.

“Com alta de 6,93% no primeiro semestre, a energia elétrica residencial tem pesado no bolso das famílias. Esta é a maior variação para um primeiro semestre desde 2018”, afirma Fernando Gonçalves, gerente do IPCA. Ele lembra que 2025 tem sido marcado por sucessivas mudanças nas bandeiras tarifárias: bônus de Itaipu em janeiro, reversão em fevereiro, bandeira verde em março e abril, amarela em maio e, agora, a vermelha.

Os aumentos de tarifas em junho contribuíram para o salto nos preços de energia, com destaque para Belo Horizonte (alta de 8,57%), Porto Alegre (4,41%) e Curitiba (3,28%). Por outro lado, o Rio de Janeiro teve redução de 1,29% nas tarifas de uma das concessionárias.

Além da energia, o grupo habitação registrou aumento de 0,99%, puxado também pela alta de 0,59% na taxa de água e esgoto. Juntos, esses itens adicionaram 0,15 p.p. ao IPCA do mês.

Alimentos aliviam pressão

Na contramão da energia, os alimentos deram alívio ao orçamento das famílias. O grupo de alimentação e bebidas caiu 0,18% em junho — primeira queda desde setembro de 2024 — com contribuição negativa de 0,04 p.p. ao IPCA.

A queda foi puxada pela alimentação no domicílio, que recuou 0,43% no mês. Entre os itens que mais contribuíram para esse resultado estão o ovo de galinha (-6,58%), o arroz (-3,23%) e as frutas (-2,22%). Já o tomate foi exceção e subiu 3,25%.

A alimentação fora do domicílio também apresentou desaceleração, passando de 0,58% em maio para 0,46% em junho. O subitem “refeição” desacelerou de 0,64% para 0,41%, enquanto o “lanche” teve leve aceleração de 0,51% para 0,58%.

Com a inflação acumulada em 12 meses ainda acima da meta do Banco Central, a política monetária segue sob pressão. O cenário climático e os desdobramentos das tarifas de energia nos próximos meses devem continuar sendo fatores decisivos para a trajetória da inflação.

“Se a bandeira vermelha persistir e novos reajustes forem aplicados, a energia continuará pressionando o índice. Já o comportamento dos alimentos dependerá, em grande parte, do clima e da oferta agrícola no segundo semestre”, avalia Gonçalves.

Tribuna Livre, com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também
tn220250117006
Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais
derrite
Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados
f1280x720-138415_270090_5050
Mais segurança no pix: combate a fraudes ganha reforço do banco central
whatsapp-image-2025-11-08-at-12.31
Pm afasta agentes após morte em ação no complexo do chapadão
dieta-mediterranea_18001
Dieta mediterrânea alivia sintomas da síndrome do intestino irritável, revela pesquisa
Lunch_atop_a_Skyscraper_-_Charles_Clyde_Ebbets-scaled-1
Ascensão em nova york: mamdani desafia o sistema político tradicional
sp_enem17
Enem 2025: candidatos se preparam para o primeiro dia de provas
f1280x720-162226_293901_5050
Petrobras decide manter participação acionária na braskem
spotify-logo
Spotify é processado por suposta fraude em streams de artistas famosos
1809-Presidente-Lula-sanciona-lei-de-protecao-a-criancas-e-adolescentes
Eca digital: dúvidas persistem sobre a verificação de idade online
Inflação acelera em setembro, mas menos do que as estimativas
Inflação acelera em setembro, mas menos do que as estimativas
Planos de saúde não podem aumentar mensalidades de idosos por idade
Planos de saúde não podem aumentar mensalidades de idosos por idade

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.