13/11/2025

Inflação seguirá acima da meta até 2027, estima BC

Galípolo durante coletiva sobre o Relatório de Política Monetária (RPM), divulgado nesta quinta-feira (26/6) - (crédito: Fotográfo/Agência Brasil)

Banco Central revisa projeções e reduz estimativas de inflação para 2025, para 4,9%, mas mas segue prevendo inflação acima do centro da metá nos próximos dois anos

O Banco Central passou a fazer projeções mais longas para a inflação e, nesse novo cenário, não consegue fazer com que o indicador do custo de vida fique no centro da meta, de 3%, até 2027, conforme as novas estimativas que constam no Relatório de Política Monetária (RPM), divulgado nesta quinta-feira (26/6).

Pelas novas perspectivas do BC, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, deverá encerrar 2025 em 4,9%, ainda acima do teto da meta, de 4,50%, passando para 3,6%, no fim de 2026, e para 3,2%, em 2027, e o relatório reconhece que os riscos para a inflação, “tanto de alta quanto de baixa, seguem mais elevados do que o usual”, apesar da desaceleração recente no indicador.

“A nossa avaliação, já colocada nas comunicações, é de uma inflação resiliente acima da meta. Apesar da surpresa baixista no período recente, no acumulado em 12 meses”, afirmou o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen. Ele reconheceu que houve surpresas no desempenho da atividade econômica, principalmente no setor agropecuário e no consumo, para o BC elevar de 1,9% para 2,1% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.

Em maio, o IPCA registrou alta de 0,26%, acumulando alta de 5,32% em 12 meses. Já o IPCA-15 de junho, prévia da inflação oficial, também desacelerou e avançou 0,26%, acumulando alta de 5,40% em 12 meses. Além disso, as estimativas estão mais otimistas do que as projeções do mercado, cuja mediana coletada pelo BC no boletim Focus está em 5,25%, neste ano; em 4,50%, em 2026; e em 4%, em 2026, e em 3,6%, em 2028 — patamar que o BC prevê para o fim de 2026.

Risco fiscal

A piora do quadro fiscal tem influenciado a precificação dos riscos pelo mercado e as decisões de condução da política monetária, de acordo com o Banco Central. Ao apresentar os dados da segunda edição RPM, que substituiu o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), Guillen reconheceu que, ao decompor os fatores do prêmio de risco, o fator fiscal é o que mais influencia uma elevação na curva de juros.

“O fator fiscal, que teve contribuição menor no prêmio de risco no passado, agora, está mais elevado e se relaciona com o tema na ata de impactos de curto prazo na curva de juros”, afirmou Guillen, a jornalistas. Segundo ele, o peso do fator fiscal na composição dos prêmios de risco ficou maior desde o biênio 2015-2016, quando o governo federal modificou a meta fiscal e passou a permitir sucessivos rombos nas contas públicas.

De acordo com o relatório do BC, no balanço de riscos de alta para o cenário de inflação o diretor do BC destacou uma desancoragem das expectativas de inflação por período mais prolongado; uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada em função de um hiato do produto mais positivo; e uma conjunção de políticas econômicas externa e interna que tenham impacto inflacionário maior que o esperado, por exemplo, por meio de uma taxa de câmbio persistentemente mais depreciada.

Entre os riscos de baixa considerados pelo BC , ressaltam-se: uma eventual desaceleração da atividade econômica doméstica mais acentuada do que a projetada, tendo impactos sobre o cenário de inflação; uma desaceleração global mais pronunciada decorrente do choque de comércio e de um cenário de maior incerteza; e uma redução nos preços das commodities com efeitos desinflacionários.

Tribuna Livre, com informações do Banco Central

Leia também
sem-titulo-20
Ifood impulsiona marketing com aquisição de startup especializada em inteligência artificial
campanha_estadual_do_dia_d_de_vacinacao_contra_o_sarampo_no_rio20200201_0133-1
Brasil registra 37 casos de sarampo, mas mantém status de área livre
f1280x720-140939_272614_6175
Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se
54879511412_c116fd07d7_o
Trump anuncia corte de tarifas de café; brasil deve ser o maior beneficiado
f1280x720-147518_279193_5050
Primeira parcela do 13º salário tem data antecipada para novembro
criptomoedas-2
Entenda o marco regulatório para o mercado de criptoativos no brasil
tn220250117006
Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais
derrite
Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados
f1280x720-138415_270090_5050
Mais segurança no pix: combate a fraudes ganha reforço do banco central
whatsapp-image-2025-11-08-at-12.31
Pm afasta agentes após morte em ação no complexo do chapadão
dieta-mediterranea_18001
Dieta mediterrânea alivia sintomas da síndrome do intestino irritável, revela pesquisa
Lunch_atop_a_Skyscraper_-_Charles_Clyde_Ebbets-scaled-1
Ascensão em nova york: mamdani desafia o sistema político tradicional

Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que diversos políticos e influenciadores visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em regime de prisão domiciliar desde agosto. Entre os nomes autorizados a se encontrarem com o ex-presidente estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG)

Leia mais...

Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

O ministro da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal (PF) inicie uma investigação sobre o direcionamento de emendas parlamentares para organizações não governamentais (ONGs). A apuração visa esclarecer o uso de recursos públicos repassados durante o governo anterior. A decisão surge após a Controladoria-Geral da União (CGU)

Leia mais...

Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro

Uma descoberta extraordinária no Nordeste do Brasil lançou luz sobre a vida pré-histórica da região. Um fóssil de vômito, conhecido cientificamente como regurgitalite, revelou a existência de uma nova espécie de pterossauro, batizada de Bakiribu waridza, que habitou a área há aproximadamente 110 milhões de anos. Este achado representa o

Leia mais...

Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol

O Brasil se prepara para ser o primeiro país da América do Sul a implementar o sistema de impedimento semiautomático no futebol. A inovação tecnológica promete agilizar e dar maior precisão às decisões de arbitragem em lances cruciais das partidas. O sistema utiliza um conjunto de câmeras estrategicamente posicionadas ao

Leia mais...

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.