Os pedidos devem ser submetidos nas respectivas unidades escolares até o dia 17; os resultados serão comunicados na escola em que o estudante está atualmente matriculado até 28 de dezembro.
O prazo para solicitar a transferência entre escolas públicas no Distrito Federal para o ano letivo de 2024 já está em vigor, iniciando-se nesta terça-feira (7) e se estendendo até o dia 17. Durante esse período, os pais ou responsáveis devem requisitar a realocação do estudante matriculado na rede pública de ensino do DF.
A requisição de transferência deve ser realizada diretamente na unidade escolar onde o aluno está atualmente matriculado. Durante este processo, os pais ou responsáveis devem indicar a escola para a qual desejam transferir o estudante, sendo permitido realizar o pedido para apenas uma unidade.
A Secretaria de Educação do DF (SEE) salienta que o procedimento de transferência é interno, não requerendo formação de filas em frente à escola. Os pedidos podem ser feitos na secretaria da unidade de ensino.
Os resultados das solicitações de transferência para o ano letivo de 2024 serão comunicados na escola em que o aluno está matriculado até 28 de dezembro. No entanto, a efetivação da mudança para outra escola da rede pública dependerá da disponibilidade de vagas na unidade escolhida.
Documentos necessários
• Se a opção for por uma escola próxima à residência, é preciso apresentar comprovante de endereço, como contas de luz, água, telefone, contrato de aluguel, declaração do proprietário do imóvel ou declaração escrita pelo responsável do estudante.
• Caso a escolha seja por uma escola próxima ao local de trabalho do pai ou responsável, é necessário fornecer documentos que comprovem o vínculo empregatício, como Carteira de Trabalho, último contracheque ou declaração atualizada do empregador.
Fique atento
O mesmo procedimento é aplicável para aqueles que desejam solicitar a transferência sequencial entre escolas, como no caso em que o estudante transita de uma etapa de ensino para a seguinte. Por exemplo, ao concluir o ensino fundamental e avançar para uma escola que ofereça o ensino médio.
Se a transferência não for viável, o estudante manterá a vaga garantida na mesma escola que frequenta ou na escola sequencial. Nesse caso, é necessário contatar a secretaria escolar para confirmar a matrícula.
O remanejamento é um procedimento interno no qual não é necessário fazer fila em frente à escola. É possível fazer o pedido na secretaria da unidade de ensino
Tribuna Livre, com informações da SEE/DF