Está prevista a construção de cinco parques, cada um contendo 14 brinquedos inclusivos, no Parque da Cidade e em quatro regiões administrativas.
O Parque da Cidade Sarah Kubitschek será um dos locais contemplados com esses equipamentos direcionados à promoção da inclusão social. O edital, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta segunda-feira (27), abrirá oficialmente em 8 de dezembro e englobará a aquisição e instalação de brinquedos tanto tradicionais quanto inclusivos para crianças.
O valor estimado da licitação é de R$ 12,4 milhões, abrangendo a construção de cinco parques. Além do Parque da Cidade, a iniciativa prevê a implementação em mais quatro regiões do DF, conforme a demanda identificada. Esses parques inclusivos serão projetados para atender crianças com deficiências de natureza física ou intelectual, abrangendo mobilidade reduzida, ausência de mobilidade, além de contemplar pessoas com deficiência sensorial ou visual.
O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, destaca que a implementação desses parques contribuirá para a democratização do acesso ao lazer, proporcionando um novo espaço seguro e protegido para a população. Ele afirma: “Esse parque inclusivo é, sem dúvida, um projeto inovador. Queremos possibilitar a garantia de que todos possam desfrutar do espaço, independentemente das deficiências físicas, mentais ou sensoriais.”
Em maio deste ano, o gestor da pasta visitou Curitiba (PR) para conhecer as instalações do projeto Parquinho Positivo, situado no Parque Barigui. Ele ressalta a importância desse intercâmbio para a troca de experiências entre os poderes públicos dos estados, visando proporcionar um ambiente altamente inclusivo e acolhedor para todos.
A estrutura dos playgrounds inclusivos contará com 14 brinquedos, incluindo cinco de caráter inclusivo e nove convencionais. Todo o piso da área será emborrachado e monolítico, apresentando desenhos geométricos nas cores verde, azul e amarelo para identificar o tipo de brinquedo. O projeto engloba uma variedade de elementos, como arco pergolado, gangorra suspensa, escorregador de dois níveis, gira-gira com plataforma para cadeirante, balanço com plataforma para cadeirante, balanço tipo cesto para crianças com pouca mobilidade, labirinto modular, escala globo, módulo multiuso, montanha-russa inclusiva, cama elástica inclusiva, entre outros.
Tribuna Livre com informações da SEL-DF