Inmet emite alerta vermelho para onda de calor no Sul do Brasil

Inmet emite alerta vermelho para onda de calor no Sul do Brasil
Inmet emite alerta vermelho para onda de calor no Sul – Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para uma onda de calor que deve atingir diversos municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a partir de terça-feira (3). O alerta vermelho representa o nível de maior gravidade na escala do Inmet e indica situação de grande perigo.

Uma onda de calor é caracterizada por temperaturas extremamente altas que superam os níveis esperados para uma região e época do ano, persistindo por vários dias consecutivos. Neste caso, as temperaturas podem ficar 5°C acima da média para a região por um período superior a cinco dias, segundo o Inmet.

O aviso é válido até sexta-feira (6) e abrange mais de 500 municípios no Sul do país. As áreas mais afetadas incluem as regiões oeste e norte de Santa Catarina; sudoeste, noroeste, nordeste e centro do Rio Grande do Sul; e sudoeste, centro e sudeste do Paraná.

A previsão do Inmet para fevereiro indica chuvas acima da média nas regiões Norte e Sudeste do país e abaixo da média no Sul e Centro-Oeste. As temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país, com elevações de até 1°C acima da média no Norte e Centro-Oeste.

*Com informações da Agência Brasil

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress