16/11/2025

Inscritos no Enare aumentam 56% e batem novo recorde neste ano

Concurso Ebserh - (crédito: Marcos Santos/USP Imagens)

A 6ª edição do Enare registrou 138.974 candidatos inscritos em 2025, dado 56% superior ao registrado no ano passado, quando foram contabilizadas pouco mais de 89 mil inscrições, de acordo com a Ebersh

A 6ª edição Exame Nacional de Residência (Enare) bateu novo recorde no número de inscritos, totalizando 138.974 candidatos. Esse número ficou 56% acima do registrado em 2024, quando foram contabilizadas pouco mais de 89 mil inscrições, de acordo com dados da  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O total de inscritos no ano passado foi 30,4% superior ao de 2023.

Neste ano, o Enare oferece 11.388 vagas de residências de 237 instituições participantes — alta de 28% em relação à oferta da última edição, de acordo com a assessoria da estatal ligada ao Ministério da Educação (MEC) e que administra 45 hospitais universitários federais no país. Ao todo, 7.060 vagas de residências médicas, das quais 153 para a reserva militar, 3.547 de residências multiprofissionais na área da saúde e 781 para uniprofissionais.

As mudanças de 2025 aumentaram o interesse pelo certame. Neste ano, o Enare será constituído por única etapa obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório – exame escrito (prova objetiva), que corresponderá a 100% da nota final. O certame passa, a partir deste ano, a ser integrado ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Ebserh.

Lançado em abril, o Enamed é um exame obrigatório para todos os estudantes de medicina concluintes do curso, que poderão optar por utilizar o resultado no Enare para os programas de residência médica de acesso direto. Médicos formados, interessados em concorrer às vagas de acesso direto no Enare, também podem fazer o Enamed.  De acordo com dados do MEC, na primeira edição, o Enamed recebeu 96.635 mil inscrições e, desse total, a maioria dos inscritos – 56.796 – é composta por médicos recém-formados.

Outra novidade do Enare neste ano é a ampliação de instituições oferecencdo residência médica. Além das instituições públicas, participam entidades privadas com ou sem fins lucrativos que ofertam Programas de Residência reconhecidos pelo MEC e que possuem vagas autorizadas com financiamento de bolsas.

“O Enare já é um sucesso em 2025. Mais de 80 mil candidatos farão as provas de residência médica de acesso direto, via Enamed, esta importante estratégia de avaliação da qualidade da formação médica no país que se potencializa com o Enare”, afirmou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, em nota da entidade. “Uma prova única, que vai mudar a maneira como se faz acesso à residência no Brasil, qualificando cada vez mais esta que é a mais importante estratégia de formação de especialistas, o padrão ouro. O Enare cresceu, se fortaleceu, se consolidou e é uma realidade, transformando-se em um ‘Enem da residência’”, acrescentou.

O resultado do Enamed, que vem sendo chamado de Enem dos Médicos, poderá ser utilizado no âmbito do Enare para as especialidades médicas de acesso direto, de acordo com a assessoria da Ebserh. Profissionais médicos já formados também poderão se inscrever no Enamed, caso tenham interesse em utilizar os resultados no Enare para as especialidades médicas de acesso direto. “Os candidatos que concorrerão às vagas de residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, ou às vagas de residências médicas de pré-requisito, área de atuação e ano adicional vão seguir realizando as provas do Enare, como nas edições anteriores”, acrescentou a assessoria.

De acordo com a entidade, a próxima etapa do exame é a realização das provas objetivas, marcadas para 19 de outubro. Para residência Médica de Acesso Direto, a prova será o Enamed, gerenciado pelo Inep, a ser aplicado em 225 municípios. Para as residências médicas que exigem pré-requisito e para residência uni e multiprofissional a banca será a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com aplicação da prova em 60 cidades. 

Tribuna Livre, com informações da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Leia também
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa

5 anos de pix: como o sistema transformou as finanças no brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, completou cinco anos, marcando uma transformação significativa no cenário financeiro brasileiro. Lançado em 16 de novembro de 2020, o sistema rapidamente ganhou popularidade, simplificando transações e alterando a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro. Desde seu lançamento, o

Leia mais...

Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial

À medida que a Black Friday se aproxima, as ofertas começam a surgir, com destaque para os smartwatches, especialmente aqueles equipados com sensores para monitoramento de atividades físicas. O Samsung Galaxy Watch7, modelo de 40 mm, surge como uma opção para quem busca um aliado nos treinos de corrida, caminhada

Leia mais...

Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml

A identificação da vítima da explosão que destruiu um depósito clandestino de fogos de artifício em São Paulo foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). A confirmação encerra a principal incógnita da investigação, que se baseou na forma como os restos mortais foram encontrados dentro do imóvel completamente destruído. A

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.