Após uma interrupção para manutenção programada, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma nesta segunda-feira, 2, o atendimento presencial em suas agências de todo o país e a Central 135.
Os serviços online do Meu INSS começam a ser restaurados gradualmente, mas o simulador de aposentadoria só deve voltar na quarta-feira, 4. O Ministério da Previdência Social alerta para possíveis lentidões, especialmente nos serviços que utilizam biometria, em razão do grande volume de acessos esperado. No ano passado, o aplicativo Meu INSS registrou uma média mensal de 134 milhões de acessos. A recomendação é tentar novamente fora do horário comercial, caso haja falhas.
A interrupção foi causada por uma migração tecnológica realizada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), que concluiu a transferência do último computador de grande porte para uma plataforma mais moderna. Cerca de 220 profissionais trabalharam na operação entre 28 de janeiro e o domingo anterior.
Para minimizar os impactos, o INSS antecipou perícias médicas e avaliações sociais agendadas para o período de interrupção e permitiu o reagendamento para os segurados afetados.
Com a atualização, o Ministério da Previdência espera reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento de 96 para 48 horas e ampliar a oferta de serviços digitais.