Instituições do MCTI recebem nota máxima na avaliação da Capes

Instituições do MCTI recebem nota máxima na avaliação da Capes
Instituições do MCTI recebem nota máxima na avaliação da Capes – Reprodução

Quatro instituições científicas vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) alcançaram nota máxima (7) na avaliação quadrienal de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os programas analisados demonstram inserção internacional consolidada e produção acadêmica de alta relevância, com base em critérios como produção intelectual, formação de mestres e doutores, impacto social e cooperação global.

As instituições reconhecidas incluem o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Esses resultados reforçam o papel estratégico dessas unidades na soberania científica e tecnológica do Brasil, transformando o conhecimento em soluções práticas para a sociedade.

O Impa, referência mundial em matemática, mantém a nota 7 desde o início do sistema de avaliação atual. É a única instituição da América Latina com um pesquisador laureado com a Medalha Fields, Arthur Avila, e forma líderes em universidades globais. Recentemente, expandiu com o Impa Tech.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict consolidou-se como referência na área. O diretor Tiago Braga enfatiza que a nota máxima reflete o esforço coletivo e permitirá alcançar mais pessoas, contribuindo para o país como casa da informação no Brasil.

No CBPF, o coordenador de Pós-Graduação Roberto Sarthour atribui o resultado a um acompanhamento contínuo e compromisso coletivo de docentes, discentes, técnicos e analistas. Alunos como Munique Eva de Araújo e Matheus Balbino destacam a experiência diária em pesquisas de alto nível, fortalecendo a instituição na comunidade científica.

O LNCC, que opera o Supercomputador Santos Dumont, o maior da América Latina, tem 50 alunos de doutorado e 42 de mestrado, com ingressos anuais de cerca de 16 doutorandos e 20 mestrandos. O diretor Fábio Borges ressalta a formação em computação científica, com impactos em áreas como bioinformática e inteligência artificial. Há parcerias com instituições como o Instituto de Matemática e Computação Francês, Barcelona Supercomputer Center e Academia de Ciências Chinesa, além de cinco docentes entre os 2% mais influentes do mundo, segundo a Universidade de Stanford.

O coordenador da Pós-Graduação do LNCC, Antônio Tadeu Azevedo Gomes, alerta que manter a nota 7 exige aprimoramento contínuo em produção científica e cooperação internacional. O desafio agora é sustentar a excelência por meio de parcerias com o setor privado e fomento a novos talentos.

A avaliação da Capes coleta dados sobre destino dos egressos, produção científica, planejamento estratégico e autoavaliação. Notas 6 e 7 indicam boa inserção nacional e internacional, publicações em periódicos de alto impacto e formação qualificada.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress