19/11/2025

Interlocutora de facção, “Dama do Crime” é presa em Belo Horizonte

Dama do Crime foi preso num apartamento de cobertura no Bairro Buritis - (crédito: Instagram)

Mulher é a interlocutora do Comando Vermelho e era casada com cabeça da facção

Lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, interlocutora do Comando Vermelho. Esta é Anne Casaes, de 38 anos, presa preventivamente, pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (15/7). Ela é conhecida como a “Dama do Crime” e a prisão ocorreu dentro da Operação Reversus.

A “Dama do Crime” foi casada com o ex-chefe do tráfico do Comando Vermelho, Júnior Gago, que morreu na Bolívia, em 2023. O corpo dele e de um outro homem estavam num veículo incendiado, em área de mata, na província de San Matias.

A Operação Reversus é realizada conjuntamente pela Polícia Civil, Agência Central de Inteligência da secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais e Polícia Civil do Mato Grosso.

Essa não foi a primeira prisão da “Dama do Crime” pela polícia mineira. Ela já foi investigada e presa anteriormente pelos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

“De acordo com os levantamentos, Anne exerce um papel estratégico na articulação entre lideranças do CV em diferentes unidades federativas, atuando principalmente na comunicação interestadual e na lavagem de capitais oriundos do tráfico de entorpecentes e de outras atividades ilícitas. Essas ações têm como objetivo dissimular a origem de recursos financeiros e facilitar seu reinvestimento em atividades criminosas, especialmente nos estados de Mato Grosso e Minas Gerais”, diz nota da Polícia Civil.

A prisão

“A “Dama do Crime” foi presa, nas primeiras horas desta manhã, numa cobertura do Bairro Buritis, região oeste de Belo Horizonte (MG), onde morava.

Anne era considerada uma pessoa de grande importância para o Comando Vermelho. Toda a estratégia de comunicação da facção criminosa, em especial dos chefes, era organizado por ela, em todo o país.

A operação Reversus investiga a organização criminosa envolvida em fraudes bancárias. E nesse esquema está incluído a lavagem de dinheiro.

A lavagem era feita em duas capitais, Belo Horizonte e Cuiabá (MT), onde o dinheiro do tráfico era lavado com negociações de vendas de veículos e compra e venda de gado. As operações realizadas por ela eram centradas em Minas Gerais e no Mato Grosso.

A operação Reversus cumpre outros 26 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão, nos dois estados. O próximo passo da investigação foca em fraudes bancárias coordenadas pela “Dama”.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais

Leia também
logoMPDFT-8
Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro
image-400-615b481018ac08de1918bdf0c346a5df
Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público
f1280x720-162969_294644_5050
Esta cidade no litoral paulista pode desaparecer completamente nos próximos anos
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda
image-400-b76939dcd101636cb685c06fa20af5ab
Dia da justiça celebrado com webinar sobre filosofia clássica no tjdft
f1280x720-162870_294545_5050
Professora relata noite ao relento após ser barrada em terminal rodoviário
f1280x720-162790_294465_5050
Trecho de quadra desaba e mata adolescente em área recém-inaugurada
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
f1280x720-162787_294462_5050
Lurian lula da silva internada no rio após queixas de dores torácicas
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula

Corrida Girl Power movimenta Eixão do Lazer

Evento reuniu 6 mil mulheres e fortaleceu o protagonismo feminino no DF A manhã deste domingo (16) foi marcada por movimento, bem-estar e celebração ao protagonismo feminino no Distrito Federal. A Secretaria da Mulher (SMDF) participou da Corrida Girl Power, realizada pelo Grupo Sabin, que reuniu 6 mil mulheres no

Leia mais...

Chuvas deixam os canteiros ornamentais do DF ainda mais belos

Período chuvoso favorece diretamente à irrigação natural desses espaços A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) aproveita a chegada das chuvas para iniciar a fase de plantio nos canteiros ornamentais que embelezam o Distrito Federal. A estação do ano determina a facilidade de irrigação, um dos fatores estudados

Leia mais...

5 anos de pix: como o sistema transformou as finanças no brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, completou cinco anos, marcando uma transformação significativa no cenário financeiro brasileiro. Lançado em 16 de novembro de 2020, o sistema rapidamente ganhou popularidade, simplificando transações e alterando a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro. Desde seu lançamento, o

Leia mais...

Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial

À medida que a Black Friday se aproxima, as ofertas começam a surgir, com destaque para os smartwatches, especialmente aqueles equipados com sensores para monitoramento de atividades físicas. O Samsung Galaxy Watch7, modelo de 40 mm, surge como uma opção para quem busca um aliado nos treinos de corrida, caminhada

Leia mais...

Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml

A identificação da vítima da explosão que destruiu um depósito clandestino de fogos de artifício em São Paulo foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). A confirmação encerra a principal incógnita da investigação, que se baseou na forma como os restos mortais foram encontrados dentro do imóvel completamente destruído. A

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.