25/12/2025

Intimação realizada pelo STF na rede social X é inédita e divide juristas

Especialistas comentam que este tipo de intimação não é usual, mas destacam que a empresa deve ter sede no Brasil - (crédito: Gustavo Moreno/STF)

Especialistas comentam que este tipo de intimação não é usual, mas destacam que a empresa deve ter sede no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 24 horas para que o X, antigo Twitter, indique o nome de um representante oficial no Brasil, sob pena da plataforma ser retirada do ar em território nacional. A rede foi intimada pela própria rede social, por meio do perfil institucional do Supremo no microblog.

Uma intimação foi publicada nos comentários do perfil oficial do X para relações governamentais globais. O Supremo comentou em uma publicação onde a empresa anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil e fez críticas ao ministro Moraes.

“Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”, publicou a empresa no dia 17 de agosto. “Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, continuou o X.

De acordo com o documento, a ordem para manifestação ocorre a partir da intimação eletrônica. “A Secretaria Judiciária deste Supremo Tribunal Federal proceder à intimação por meios eletrônicos de Elon Musk, da decisão proferida nos autos em epígrafe em 18/8/2024, que determinou a indicação, em 24 (vinte e quatro) horas, do nome e qualificação do novo representante legal da X Brasil em território nacional, devidamente comprovados junto a JUCESP , sob pena de imediata suspensão das atividades da rede social “X” (antigo Twitter) até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”, destaca o mandado expedido pelo Supremo.

SAIBA MAIS

O dono da plataforma, o bilionário Elon Musk, é investigado no Supremo por ataques a corte e ao ministro Alexandre de Moraes, além de ser acusado de espalhar desinformação sobre instituições brasileiras. Musk nasceu na África do Sul, mas mora nos Estados Unidos, onde fica a sede do X.

Nas redes sociais, juristas se dividiram sobre a maneira de intimação. Geralmente, em processos onde uma das partes está no exterior, a intimação judicial ocorre por meio de carta rogatória – um instrumento legal que permite comunicações oficiais entre sistemas de Justiça de países diferentes.

No entanto, este tipo de procedimento pode levar dias, semanas ou meses para chegar no destinatário e para que a pessoa intimada de fato seja localizada e informada da decisão. No X, juristas se dividem sobre a possibilidade deste tipo de comunicado formal.

“Se a empresa não tem representantes no país e se omite, intimar via rede social parece ser a ultima ratio. Não seria surpresa se já suspendesse de pronto, inclusive. Só não o fez pela repercussão. Alexandre tem vários erros. Intimar via X, nesse caso, não me parece um deles”, escreveu o advogado Hebert Freitas.

Andrei Kampff, mestre em direito, destacou que a empresa não tem representação oficial no Brasil. “O cara não tem CNPJ no Brasil, não tem sede, não tem representante legal, mas quer continuar faturando e atuando no Brasil”, disse.

“Nunca vi Intimação por Reply de Twitter. Isso é descumprir a lei. As pessoas investidas em cargo público não podem nunca, sob nenhuma circunstância ou pretexto, descumprir a lei. É a única garantia do indivíduo com relação a eventuais abusos”, afirmou o advogado João de Senzi, especialista em direito digital e proteção de dados.

O advogado André Marsiglia, especialista em liberdade de expressão, afirmou em comentário no X que este tipo de comunicado não tem valor legal. “Por um lado, mandado de intimação feito por rede social não tem validade jurídica nenhuma. É nula a intimação. Por outro, nosso código civil exige que empresa estrangeira tenha no país representante legal”.

Tribuna Livre, com informações do Supremo Tribunal Federal (STF)

Deixe um comentário

Leia também
Jurista pede cuidado com fontes sigilosas sobre Banco Master e lembra que Moraes tem muitos inimigos
Jurista pede cuidado com fontes sigilosas sobre Banco Master e lembra que Moraes tem muitos inimigos
Banqueiros e autoridades dizem que PF também sofreu pressão de Moraes
Banqueiros e autoridades dizem que PF também sofreu pressão de Moraes
Nota do sindicato do BC fala em pressão no caso do Banco Master
Nota do sindicato do BC fala em pressão no caso do Banco Master
Dosimetria pode retirar da cadeia maioria dos presos do 8 de janeiro, diz Associação
Dosimetria pode retirar da cadeia maioria dos presos do 8 de janeiro, diz Associação
Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas
Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas
Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA
Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA
‘Surra’ na direita pode ser mais difícil do que Lula prometeu, dizem especialistas
Surra’ na direita pode ser mais difícil do que Lula prometeu, dizem especialistas
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
PF aponta ex-publicitária do PT como elo internacional em fraudes do INSS
PF aponta ex-publicitária do PT como elo internacional em fraudes do INSS
Diretora do INSS teve ao menos 15 reuniões com número dois da Previdência investigado pela PF
Diretora do INSS teve ao menos 15 reuniões com número dois da Previdência investigado pela PF
Apesar da indicação de novo ministro, Motta não garante apoio a Lula na PB
Apesar da indicação de novo ministro, Motta não garante apoio a Lula na PB.
Deputado protocola projeto que cria Código de Conduta para ministros do STF
Deputado protocola projeto que cria Código de Conduta para ministros do STF

Entenda como a Receita Federal cruza dados do Pix

Não é mágica, é inteligência artificial: entenda como os sistemas do Fisco analisam bilhões de transações para encontrar sonegação e erros na declaração A fiscalização do Imposto de Renda pela Receita Federal ganhou um poderoso aliado: o Pix. Por trás da agilidade do sistema de pagamentos instantâneo, existe uma complexa

Leia mais...

Suspeito de invadir casa com comparsa é atropelado na fuga

Dupla estava furtando residência quando foram flagrados pela Polícia Militar. Um dos homens também foi baleado Dois suspeitos foram flagrados, por volta das 13h14 deste domingo (21/12), furtando uma residência na QSC 26, próximo ao lar dos velhinhos da região. Ao perceberem que foram pegos, iniciaram a fuga.  https://www.dailymotion.com/embed/video/x9w61b8?autoplay=1 Durante

Leia mais...

Brasilienses lotam feiras no último domingo antes do Natal

Expectativa dos feirantes é que a forte movimentação registrada neste domingo se mantenha até a véspera do Natal (24/12). A três dias do Natal, este domingo (21/12) foi marcado por intensa correria nas feiras populares do Distrito Federal. Desde cedo, consumidores lotaram a Feira dos Goianos, em Taguatinga, e a

Leia mais...

Cruzeiro tenta a contratação de Gerson, ex-Flamengo

Meio-campista trabalhou com o técnico Tite no clube rubro-negro e na seleção brasileira De volta ao futebol brasileiro após mais de um ano, o técnico Tite quer voltar a trabalhar com um velho conhecido: o volante Gerson, que fez parte do seu plantel no Flamengo, em 2023. Para isso, o

Leia mais...

Palmeiras encaminha venda de argentino ao River Plate

Jogador chegou ao Verdão em 2024 O Palmeiras já se movimenta para mudar o elenco na próxima temporada. O Verdão encaminhou a venda do volante agentino Aníbal Moreno ao River Plate, da Argentina. Segundo informações do “ge”, o River tentou um empréstimo, mas o Verdão só aceitava vender o jogador.

Leia mais...

Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário

Com problemas financeiros, Ponte Preta enfrenta dificuldades financeiras, e atletas realizam paralisação até que valores sejam acertados Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário A Ponte Preta vem se preparando para a temporada de 2026, mas passa por um momento delicado. Com problemas financeiros desde o meio

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.