17/11/2025

IOF: advogado-geral da União diz ter avisado a Alcolumbre e Motta antes de acionar STF

Jorge Messias, advogado-geral da União. — Foto: Daniel Estevão / AscomAGU

Jorge Messias apresentou ao Supremo uma ação para que sejam declarados constitucionais os decretos de Lula que elevam o IOF e que foram derrubados pelo Congresso.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, disse nesta terça-feira (1º) que avisou aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), antes de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam declarados constitucionais os decretos de Lula que elevaram o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Na semana passada, deputados e senadores derrubaram os decretos editados por Lula que previam um aumento da arrecadação federal. Com isso, o Congresso impôs uma derrota ao petista e à equipe econômica do governo.

Nesta terça, a Advocacia-Geral da União apresentou ao Supremo uma ação declaratória de constitucionalidade, para retomar a vigência dos decretos de Lula.

O tema será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, que já foi designado relator de uma ação do PSOL contra a decisão do Congresso que derrubou os decretos de Lula.

Em entrevista nesta terça, Messias acrescentou que o presidente Lula tem “relação profícua” com ambos parlamentares e que defende uma “relação respeitosa e harmônica entre os poderes”.

De acordo com o advogado-geral da União, Lula está agindo em defesa do presidencialismo e que ele “não abrirá mão” em defender o atual sistema de governo.

“Há espaço da política e há espaço do direito. Nesse momento, falará o direito. A política poderá chegar a arranjos próprios.”, disse.

Messias declarou que o governo está tranquilo, e que busca fazer uma discussão jurídica “respeitosa” ouvindo os atores envolvidos.

Repetiu, ainda, que a motivação do presidente Lula foi exclusivamente “jurídica”, pois a jurisprudência atual, em sua visão, é pacífica em definir sua competência para editar decretos sobre alíquotas do IOF.

“Toda questão política, o presidente Lula considera. Ele tem se dedicado muito a dialogar com os presidentes das duas casas, e vamos continuar fazendo. São linhas que caminham em paralelo, mas que podem no futuro se encontrar em benefício para a coletividade”, disse ele.

Tribuna Livre, com informações da Advogado Geral da União (AGU)

Leia também
f1280x720-162790_294465_5050
Trecho de quadra desaba e mata adolescente em área recém-inaugurada
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
f1280x720-162787_294462_5050
Lurian lula da silva internada no rio após queixas de dores torácicas
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
f1280x720-162761_294436_5050
Radar avançado e velocidade supersônica: caça gripen chega para a força aérea
f1280x720-162768_294443_5050
Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça
f1280x720-162693_294368_5050
Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?
image-400-2790deea6825088e5226623ea35e6ac1
Inscrições abertas para webinar sobre violência digital contra mulheres
logoMPDFT-6
Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas
logo2-1
Tjdft mantém decisão que condena df por acidente em parque infantil

Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?

Uma proposta de alteração no Código Civil brasileiro tem gerado intensos debates e preocupações entre especialistas em direito de família e sucessões. A mudança, caso aprovada, pode impactar significativamente a partilha de bens em casos de falecimento, especialmente no que se refere aos direitos do cônjuge sobrevivente. Atualmente, a legislação

Leia mais...

Trump altera tarifas de importação, mas mantém taxação sobre brasil

O governo dos Estados Unidos anunciou, por meio de ordem executiva assinada nesta sexta-feira, mudanças significativas nas tarifas de importação de diversos produtos. A medida impacta diretamente o comércio internacional, afetando países exportadores de carne bovina, laranja e café, itens relevantes na balança comercial do Brasil. Embora a nova diretriz

Leia mais...

Limite o uso: 7 dicas para passar menos tempo no instagram

A busca por um uso mais consciente do Instagram é crescente. A plataforma, conhecida por seus conteúdos personalizados, vídeos envolventes e a famosa rolagem infinita, pode facilmente consumir horas do dia sem que o usuário perceba. No entanto, existem estratégias simples e recursos nativos que possibilitam retomar o controle e

Leia mais...

Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Universidade de Brasília (UnB) uniram forças em um diálogo promissor, visando aprofundar a cooperação institucional em prol da pauta vitimária. O encontro, realizado na reitoria da UnB, sinaliza um esforço conjunto para aprimorar o atendimento e fortalecer os direitos

Leia mais...

Jogos assustadores: oito títulos de terror chegando em 2026

O ano de 2026 promete ser um marco para os fãs de jogos de terror, com uma seleção diversificada de títulos que abrangem desde remakes de clássicos até novas propriedades intelectuais com potencial para redefinir o gênero. Prepare-se para uma onda de sustos, atmosferas densas e produções de alta qualidade.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.