26/11/2025

Irã apela a Trump para cessar-fogo com Israel: “Basta um telefonema”

Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

Irã recorre ao governo do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, na tentativa de encerrar a guerra contra Israel

O Irã busca estabelecer uma relação com o governo do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, para que a guerra contra Israel possa ser encerrada. Informações nesse sentido foram compartilhadas por Seyed Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, nesta segunda-feira (16/6).

“Se o presidente Trump for genuíno em relação à diplomacia e estiver interessado em acabar com essa guerra, os próximos passos são importantes”, escreveu o ministro em publicação no X.

Araghchi apontou que bastaria uma ligação telefônica de Washington para interromper as ações de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, o que poderia abrir caminho para um retorno à diplomacia.

O que está acontecendo?

•             Na última quinta-feira (12/6), as Forças de Defesa de Israel dispararam uma “ofensiva preventiva” contra o programa nuclear do Irã.

•             O governo israelense já vinha, antes do ataque, subindo o tom contra o regime do aiatolá Ali Khamenei, com ameaças ao programa nuclear.

•             Nos últimos anos, o avanço nuclear do Irã incomodou a comunidade internacional. Israel, que é uma potência nuclear, via o avanço como uma ameaça.

•             Embora ambos os países sejam rivais históricos, o ataque levou ao aumento da instabilidade no Oriente Médio.

Apesar disso, Seyed Abbas Araghchi reforçou o discurso de que Netanyahu é um criminoso de guerra e que os atos do governo israelense não podem ficar impunes. O ministro também apontou que as ações de Israel também buscam atrapalhar acordos entre Irã e Estados Unidos.

Play Video

Além disso, de acordo com a agência de notícias Reuters, o governo iraniano está em tratativas com Catar, Arábia Saudita e Omã para que ajudem na pressão a Trump a fim de que os EUA usem sua influência sobre Israel para concordar com um cessar-fogo imediato.

Dessa forma, o Irã seria mais flexível em relação às negociações sobre temas nucleares.

EUA envia porta-aviões nuclear para zona de guerra

Os EUA enviaram, nesta segunda-feira (16/6), o porta-aviões USS Nimitz ao Oriente Médio, em meio à escalada do confronto entre Israel e Irã, segundo informações do site Marine Traffic, que monitora a movimentação de navios militares pelo mundo.

A embarcação, movida a propulsão nuclear, estava no mar do sul da China e deixou a região em direção ao Oriente Médio, cancelando uma escala planejada no Vietnã. Ao mesmo tempo, mais de 30 aviões-tanque de reabastecimento aéreo da Força Aérea dos EUA decolaram de bases norte-americanas, rumo ao leste, através do Atlântico.

Com este porta-aviões, sobe para dois o número de navios norte-americanos desse tipo na região. O USS Harry S. Truman está no Oriente Médio desde maio.

Autoridades dos EUA descreveram alguns desses movimentos como rotineiros ou relacionados a exercícios da Otan na Europa. O Departamento de Estado negou qualquer envolvimento direto dos país em ataques aéreos israelenses contra o Irã e enfatizou que o apoio dos EUA a Israel se limita a medidas defensivas.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Leia também
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

A Inteligência Artificial (IA) está em franca expansão, projetando-se para gerar um mercado global de US$ 1,5 trilhão neste ano. Essa transformação tecnológica impulsiona mudanças significativas na economia e na sociedade. Diante desse cenário, o Brasil precisa urgentemente definir políticas e regulamentações que garantam que o avanço da IA beneficie

Leia mais...

Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas

Trocar de roteador ao adquirir um plano de internet mais rápido ou um modelo mais moderno é comum, mas descartar o antigo pode ser um desperdício de recursos e gerar impacto ambiental. Roteadores mais antigos ainda possuem componentes reaproveitáveis, como portas Ethernet, memória e capacidade de processamento, que podem ser

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.