26/11/2025

Irã desmente Trump e nega acordo de cessar-fogo com Israel

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, discursa durante uma coletiva de imprensa no Centro de Congressos Lutfi K?rdar - (crédito: OZAN KOSE / AFP)

Ministro das Relações Exteriores iraniano desmente trégua divulgada por Trump e afirma que a decisão final ainda será tomada

Apesar do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado pelas redes sociais um cessar-fogo entre Israel e Irã, o governo iraniano negou a existência de qualquer acordo com o estado israelense. Em nota, divulgada por meio de redes sociais, o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, contradisse o anúncio do presidente norte-americano.

“Até o momento, NÃO há ‘acordo’ sobre qualquer cessar-fogo ou cessação de operações militares”, afirmou Araghchi. Ele acrescentou que o Irã está disposto a interromper a ofensiva, desde que Israel suspenda os ataques. “Caso o regime israelense cesse sua agressão ilegal contra o povo iraniano até as 4h, horário de Teerã, não temos intenção de continuar nossa resposta depois disso.”

O chanceler encerrou a manifestação nas redes sociais afirmando que a decisão final sobre o cessar-fogo será tomada “mais tarde”.

Mais cedo, Trump havia declarado que a trégua começaria aproximadamente seis horas após o anúncio, feito por volta das 19h15 (horário de Brasília), nesta segunda-feira (23/6). Segundo ele, o Irã daria o primeiro passo, interrompendo os ataques, seguido por Israel. O presidente ainda parabenizou os dois países pela “resistência, coragem e inteligência” para encerrar o que chamou de “guerra de 12 dias”.

O conflito entre Irã e Israel se intensificou nos últimos dias. Israel lançou ataques aéreos com “intensidade sem precedentes” contra alvos iranianos, incluindo a sede da Guarda Revolucionária (IRGC), o quartel-general da milícia Basij, a prisão de Evin e instalações de segurança interna.

Em retaliação, o corpo da Guarda Revolucionária Islâmica realizou sua 21ª operação desde o início dos combates em 13 de junho. O ataque combinou mísseis de propulsão sólida e líquida com drones suicidas, atingindo múltiplos alvos em território israelense.

Os Estados Unidos entraram oficialmente no conflito em 21 de junho, bombardeando três instalações nucleares iranianas. Em resposta, o Irã lançou mísseis contra a base americana de Al Udeid, no Catar. O Pentágono informou que não houve vítimas. Trump, por sua vez, classificou a reação iraniana como “muito fraca”.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Leia também
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido

Pátio de Transbordo do Gama passa por recuperação asfáltica

Serviço beneficia cerca de 134 mil pessoas, entre moradores da cidade e de regiões próximas A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou a recuperação asfáltica do Pátio de Transbordo do Gama. A intervenção foi motivada por uma necessidade de adequação ambiental. Durante a operação, iniciada em 10

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.