26/11/2025

Irã prende europeu acusado de espionar a serviço de Israel

Reprodução

A identidade do espião e o país europeu de origem não foram divulgados. Irã executou pelo menos três pessoas acusadas de espionar o país

As autoridades iranianas anunciaram, nesta segunda-feira (23/6), a prisão de um cidadão europeu acusado de espionagem para o serviço de inteligência de Israel, o Mossad. Segundo a TV estatal, o suspeito foi detido na província de Hamadan, no oeste do país, após entrar no Irã disfarçado de turista.

De acordo com o Judiciário iraniano, o suposto espião teria como missão se conectar a redes estratégicas, coletar informações sigilosas e interferir nos sistemas ofensivos e de mísseis do Irã. A identidade do acusado e o país europeu de origem não foram divulgados.

Entenda atual situação do conflito

•             Tendo como alvo a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC), Israel voltou a lançar ataques aéreos contra o país, nesta segunda-feira (23), com “intensidade sem precedentes” ao “coração de Teerã”, capital do Irã.

•             De acordo com o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, entre os alvos estavam o quartel-general de Basij, a Prisão de Evin, “para presos políticos e opositores do regime”, o relógio da Destruição de Israel, localizado na Praça Palestina, e o quartel-general de segurança interna da Guarda Revolucionária.

•             O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã realiza, nesta segunda-feira, a 21ª operação com mísseis desde o início do conflito com Israel, no último dia 13 de junho. A ação adota uma nova tática ao lançar um ataque combinado de mísseis e drones contra múltiplos alvos em outras regiões de Israel.

•             De acordo com um comunicado oficial do IRGC, foram usados mísseis de propulsão sólida e líquida, além de drones suicidas, para atingir áreas estratégicas espalhadas de norte ao sul do território israelense. No sábado (21/6), os Estados Unidos entraram oficialmente na guerra, depois de bombardear três instalações nucleares do Irã.

•             Em resposta, o Iêmen anunciou a entrada no conflito “contra Israel e EUA”, ao lado do Irã, e diz estar de “prontidão para participar do ataque a navios e navios de guerra americanos no Mar Vermelho, caso o inimigo americano lance uma agressão em apoio ao inimigo israelense contra a República Islâmica do Irã.”

O episódio ocorre em meio ao agravamento do conflito entre Irã e Israel, que chegou ao 11º dia nesta segunda. Segundo a última atualização oficial, feita no sábado (21/6), mais de 400 pessoas morreram desde o início dos ataques mútuos, e ao menos 3.056 ficaram feridas.

Desde o começo da escalada militar, o Irã executou pelo menos três pessoas acusadas de colaborar com o Mossad. Um dos casos mais recentes é o de Esmail Fekri, enforcado em 16 de junho por suposta espionagem. Ele havia sido detido em 2023.

O chefe do Judiciário iraniano, Gholamhossein Mohseni Ejei, declarou que processos envolvendo apoio a Israel e ameaças à segurança nacional serão tratados com prioridade. “Casos relacionados à segurança, especialmente aqueles envolvendo atuação como quinta coluna do inimigo, serão tratados mais rapidamente”, afirmou à TV estatal.

Tribuna Livre, com informações da TV Estatal do Irã

Leia também
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

Stf mantém execução de penas para envolvidos em trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) avança na análise das condenações relacionadas à trama golpista, com dois votos já registrados a favor da manutenção da execução das penas. O ministro Flávio Dino proferiu seu voto na noite desta terça-feira (25), somando-se a outro ministro no entendimento de que as condenações devem

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.