26/11/2025

Irã prende europeu acusado de espionar a serviço de Israel

Reprodução

A identidade do espião e o país europeu de origem não foram divulgados. Irã executou pelo menos três pessoas acusadas de espionar o país

As autoridades iranianas anunciaram, nesta segunda-feira (23/6), a prisão de um cidadão europeu acusado de espionagem para o serviço de inteligência de Israel, o Mossad. Segundo a TV estatal, o suspeito foi detido na província de Hamadan, no oeste do país, após entrar no Irã disfarçado de turista.

De acordo com o Judiciário iraniano, o suposto espião teria como missão se conectar a redes estratégicas, coletar informações sigilosas e interferir nos sistemas ofensivos e de mísseis do Irã. A identidade do acusado e o país europeu de origem não foram divulgados.

Entenda atual situação do conflito

•             Tendo como alvo a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC), Israel voltou a lançar ataques aéreos contra o país, nesta segunda-feira (23), com “intensidade sem precedentes” ao “coração de Teerã”, capital do Irã.

•             De acordo com o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, entre os alvos estavam o quartel-general de Basij, a Prisão de Evin, “para presos políticos e opositores do regime”, o relógio da Destruição de Israel, localizado na Praça Palestina, e o quartel-general de segurança interna da Guarda Revolucionária.

•             O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã realiza, nesta segunda-feira, a 21ª operação com mísseis desde o início do conflito com Israel, no último dia 13 de junho. A ação adota uma nova tática ao lançar um ataque combinado de mísseis e drones contra múltiplos alvos em outras regiões de Israel.

•             De acordo com um comunicado oficial do IRGC, foram usados mísseis de propulsão sólida e líquida, além de drones suicidas, para atingir áreas estratégicas espalhadas de norte ao sul do território israelense. No sábado (21/6), os Estados Unidos entraram oficialmente na guerra, depois de bombardear três instalações nucleares do Irã.

•             Em resposta, o Iêmen anunciou a entrada no conflito “contra Israel e EUA”, ao lado do Irã, e diz estar de “prontidão para participar do ataque a navios e navios de guerra americanos no Mar Vermelho, caso o inimigo americano lance uma agressão em apoio ao inimigo israelense contra a República Islâmica do Irã.”

O episódio ocorre em meio ao agravamento do conflito entre Irã e Israel, que chegou ao 11º dia nesta segunda. Segundo a última atualização oficial, feita no sábado (21/6), mais de 400 pessoas morreram desde o início dos ataques mútuos, e ao menos 3.056 ficaram feridas.

Desde o começo da escalada militar, o Irã executou pelo menos três pessoas acusadas de colaborar com o Mossad. Um dos casos mais recentes é o de Esmail Fekri, enforcado em 16 de junho por suposta espionagem. Ele havia sido detido em 2023.

O chefe do Judiciário iraniano, Gholamhossein Mohseni Ejei, declarou que processos envolvendo apoio a Israel e ameaças à segurança nacional serão tratados com prioridade. “Casos relacionados à segurança, especialmente aqueles envolvendo atuação como quinta coluna do inimigo, serão tratados mais rapidamente”, afirmou à TV estatal.

Tribuna Livre, com informações da TV Estatal do Irã

Leia também
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais

Em um mundo onde a tecnologia redefine os limites das relações humanas, uma mulher de 32 anos, identificada como Sra. Kano, surpreendeu ao formalizar um compromisso com seu companheiro virtual, um chatbot baseado em inteligência artificial (IA). O caso, que ganhou notoriedade, levanta questões profundas sobre o futuro da intimidade

Leia mais...

Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?

A melatonina, popularizada como auxílio para o sono, teve sua comercialização facilitada no Brasil em outubro de 2021, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizou como suplemento alimentar sem necessidade de receita médica. Esse acesso facilitado impulsionou seu consumo, mas recentes notícias levantaram preocupações sobre seus efeitos

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.