31/07/2025

Israel anuncia trégua tática em Gaza para entrada de ajuda humanitária

Aviões da Jordânia e Emirados Árabes lançaram 25t de alimentos - (crédito: AFP)

Israel anuncia pausas táticas em ofensivas contra o território palestino para permitir a entrada de medicamentos e alimentos à população, que enfrenta desnutrição severa, segundo ONGs. Primeiro-ministro culpa o Hamas pela escassez

Israel começou, ontem, uma “pausa humanitária” nos combates em Gaza para permitir a passagem de medicamentos e alimentos por via terrestre. A trégua será diária, das 10h às 20h (horário local), nas áreas de Al Mawasi, Deir al Balah e na Cidade de Gaza, onde as tropas israelenses não operam. Além disso, o Exército organizará rotas entre 6h e 23h para garantir a segurança das caravanas da Organização das Nações Unidas (ONU) e de organizações não governamentais (ONGs).

Os primeiros caminhões cruzaram a fronteira do Egito, no sul do território palestino, e seguiram ao ponto israelense de Kerem Shalom, para serem inspecionados. Também foram retomados, ontem, os lançamentos de ajuda humanitária: três aviões da Jordânia e dos Emirados Árabes Unidos jogaram 25 toneladas de alimentos no enclave. Nas primeiras horas de domingo (sábado, em Brasília), o Exército israelense enviou pacotes de enlatados, farinha e açúcar a Gaza, por paraquedas. 

O diretor do Escritório de Assuntos Humanitários da ONU, Tom Fletcher, comemorou o anúncio da trégua tática. “Celebramos as pausas humanitárias em Gaza para permitir a passagem de nossa ajuda. Estamos em contato com nossas equipes que estão lá, para que façam tudo o possível para alcançar o maior número possível de pessoas famintas”, escreveu no X.

Já uma porta-voz da agência das Nações Unidas Unicef criticou a resposta do governo israelense à fome severa no território palestino. “A ajuda que as famílias de Gaza precisam é imensa, vai muito além de simples pacotes de alimentos”, declarou Rosalia Bollen, sobre os sete lotes de ajuda enviados por paraquedas.

Negação

Israel nega há meses qualquer bloqueio à ajuda e afirma não ser responsável pela escassez de alimentos e remédios em Gaza, acusando o Hamas de saquear os carregamentos, e as organizações humanitárias de não os distribuírem. “Existem corredores seguros. Sempre existiram, mas agora é oficial. Não haverá mais desculpas”, declarou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

A ONU e outras ONGs, porém, denunciam restrições excessivas à entrada de ajuda no território sitiado. Ativistas tentam, sem sucesso, levar medicamentos e alimentos por mar, mas são interceptados pelo Exército. Ontem, as forças israelenses levaram o barco Handala, da coalizão Flotilha da Liberdade, ao porto de Ashdod. A embarcação foi confiscada no sábado em águas internacionais, e a tripulação, detida.

Desnutrição

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou ontem que a desnutrição está atingindo “níveis alarmantes” no território sitiado. Das 63 mortes relacionadas com a fome registradas em julho, 24 eram crianças com menos de 5 anos. “A desnutrição segue uma trajetória perigosa na Faixa de Gaza, marcada por um aumento nas mortes em julho”, afirmou o organismo internacional em um comunicado. Segundo a agência da ONU, o “bloqueio deliberado” à ajuda era “totalmente evitável e custou muitas vidas”.

“A maioria dessas pessoas foi declarada morta ao chegar aos centros de saúde ou morreu pouco depois, com sinais evidentes de emagrecimento grave em seus corpos”, assegurou a OMS. “A crise continua sendo totalmente evitável. O bloqueio e o atraso deliberados da ajuda alimentar, sanitária e humanitária em grande escala custaram muitas vidas”, acrescentou.

Quase uma em cada cinco crianças com menos de 5 anos na Cidade de Gaza sofre, agora, de desnutrição aguda, segundo a OMS. A agência das Nações Unidas afirmou que a porcentagem de meninos e meninas entre 6 e 59 meses com a saúde severamente afetada pela fome triplicou na cidade desde junho.

Em Khan Yunis e no centro de Gaza, essas taxas dobraram em menos de um mês, acrescentou a OMS. “É provável que esses números estejam subestimados devido às graves restrições de acesso e segurança que impedem muitas famílias de chegar aos centros de saúde”, segundo a OMS.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Leia também
Trump ameaça Putin com tarifas e exige cessar-fogo em 10 dias
Trump ameaça Putin com tarifas e exige cessar-fogo em 10 dias
ONU alerta que fome em Gaza atinge fase mais grave e eleva mortes
ONU alerta que fome em Gaza atinge fase mais grave e eleva mortes
Homem com fuzil abre fogo em NY; polícia diz que "neutralizou" atirador
Homem com fuzil abre fogo em NY; polícia diz que "neutralizou" atirador
Juiz condena mãe por morte de bebê: "Poderia evitar"
Juiz condena mãe por morte de bebê: "Poderia evitar"
'Hamas rouba a comida enviada para Gaza', diz Trump
'Hamas rouba a comida enviada para Gaza', diz Trump
Monges, drogas e chantagem: crise no budismo tailandês
Monges, drogas e chantagem: crise no budismo tailandês
Calese, o "cheirador de nádegas", ataca novamente nos EUA
Calese, o "cheirador de nádegas", ataca novamente nos EUA
França vai reconhecer Estado da Palestina perante ONU, anuncia Macron
França vai reconhecer Estado da Palestina perante ONU, anuncia Macron
Advogado de jovem negro agredido por policial na Flórida pede demissão do agente
Advogado de jovem negro agredido por policial na Flórida pede demissão do agente
Sexo, assassinato e corpos numa mala: os homens envolvidos em caso que chocou o mundo
Sexo, assassinato e corpos numa mala: os homens envolvidos em caso que chocou o mundo
Ucrânia: Zelensky enfraquece órgãos anticorrupção e provoca protestos
Ucrânia: Zelensky enfraquece órgãos anticorrupção e provoca protestos
Eleições no Japão: "Trump japonês" ganha força no país
Eleições no Japão: "Trump japonês" ganha força no país

Concluída a primeira etapa da marginal da BR-040

É mais uma benfeitoria com o carimbo da deputada distrital, Jaqueline Silva Por Vital Furtado Uma das marcas do mandato da Deputada Distrital Jaqueline Silva é a escuta ativa da população. Atuando com responsabilidade e compromisso, a parlamentar tem como prioridade atender às demandas apresentadas pelos moradores do Distrito Federal,

Leia mais...

Operação do MP prende 14 PMs suspeitos de proteger e facilitar tráfico

Militares são investigados por receber propina para permitir a atuação de facções criminosas em determinadas áreas da capital cearense Uma operação do Ministério Público do Ceará (MPCE) realizada nesta terça-feira (29/7) prendeu 14 policiais militares suspeitos de integrar uma organização criminosa voltada à prática de corrupção, extorsão e facilitação do

Leia mais...

Influencer é detida ao tentar entrar em prisão com drogas

Influenciadora foi ao presídio para visitar um detento. Ao passar pela revista, Nayra foi flagrada com entorpecentes A influencer Nayra Gabrielly Oliveira Feitosa foi presa novamente nesse domingo (27/7) ao tentar passar drogas para um detento durante uma visita em um presídio de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (CE). A

Leia mais...

ONU alerta que fome em Gaza atinge fase mais grave e eleva mortes

Relatório da ONU aponta catástrofe humanitária com desnutrição severa em Gaza, com escassez O relatório divulgado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), nesta terça-feira (29/7), afirma que a fome na Faixa de Gaza alcançou a fase 5, o nível mais alto da Classificação Integrada de Fases

Leia mais...

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do CNJ A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29/7) em Roma, na Itália. A informação foi anunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli e confirmada

Leia mais...

Hugo Motta defende reação firme a barreiras comerciais contra o Brasil

Durante conferência internacional em Genebra, o presidente da Câmara citou a aprovação da Lei de Reciprocidade Econômica e criticou p protecionismo contra produtos brasileiros O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o parlamento brasileiro está preparado para reagir a práticas comerciais consideradas discriminatórias contra o Brasil.

Leia mais...

Reunião de Alckmin com governadores sobre tarifaço é cancelada

Vice-presidente tinha encontro com gestores estaduais prevista para esta quarta-feira para discutir o tarifaço de Donald Trump A reunião do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) com governadores, prevista para esta quarta-feira (30/7), foi cancelada. O encontro seria para discutir o tarifaço de 50% a produtos brasileiros, imposto pelo presidente dos Estados

Leia mais...

Equatorial Goiás recebe certificação do Inmetro para ensaios em medidores de energia elétrica

Reconhecimento atesta capacidade técnica do laboratório, garante confiabilidade, segurança e transparência nas medições realizadas pela companhia O laboratório de ensaios em medidores de energia elétrica da Equatorial Goiás recebeu a certificação ISO/IEC 17025, concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O reconhecimento atesta que o local cumpre

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.