26/11/2025

Israel diz que deve se preparar para ‘campanha prolongada’ contra Irã

Esta foto, fornecida pelo Crescente Vermelho Iraniano em 19 de junho de 2025, mostra membros de suas equipes de resgate removendo os escombros de um prédio destruído durante um ataque israelense em Teerã - (crédito: Iranian Red Crescent/AFP)

Chefe do Estado-Maior do Exército disse que está se preparando para muitas “eventualidades”

O tenente-general Eyal Zami, chefe do Estado-Maior do Exército de Israel, disse que os israelenses devem se preparar para uma “campanha prolongada” contra o Irã. “Estamos lançando a campanha mais complexa da nossa história. Apesar do progresso significativo, dias difíceis nos aguardam. Estamos nos preparando para muitas eventualidades”, afirmou o militar, nesta sexta-feira (20/6).

Eyal acrescentou que a “combinação” de ameaças nucleares e de mísseis iranianos “obrigou Israel a lançar um ataque preventivo” e relatou que antes da ofensiva o Irã tinha “aproximadamente 2.500 mísseis terra-terra e os produzia em ritmo constante”, o que permitiria atingir um arsenal de “aproximadamente 8 mil mísseis” em dois anos. O governo israelense, por sua vez, adota uma política de não confirmar nem negar que tenha armas nucleares.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, discursou na 59ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, e afirmou que os ataques de Israel às instalações nucleares no Irã são graves crimes de guerra e traição à diplomacia. “Fomos atacados em meio a um processo diplomático. Deveríamos nos reunir com os americanos em 15 de junho para elaborar um acordo muito promissor”, disse Abbas.

O embaixador israelense Daniel Meron também discursou na 59ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU e acusou Irã de crimes de guerra. “A estratégia iraniana se baseia em desestabilizar toda a região para expandir sua ideologia extremista. Imagine o que faria com uma arma nuclear”, disse.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, alertou que o conflito entre Israel e Irã está se intensificando rapidamente. “Não estamos caminhando em direção a uma crise – estamos correndo em direção a ela. Não estamos testemunhando incidentes isolados – estamos a caminho de um caos potencial.” Ainda segundo Guterres, a expansão do conflito poderia “acender um fogo que ninguém pode controlar”.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Leia também
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

Stf mantém execução de penas para envolvidos em trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) avança na análise das condenações relacionadas à trama golpista, com dois votos já registrados a favor da manutenção da execução das penas. O ministro Flávio Dino proferiu seu voto na noite desta terça-feira (25), somando-se a outro ministro no entendimento de que as condenações devem

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.