06/12/2025

Israel promete vingança e classifica ataque do Irã como “um grande erro”

O exército israelense afirmou que 180 mísseis foram lançados pelo Irã ao seu espaço aéreo - (crédito: Ahmad GHARABLI / AFP)

O ataque partiu do Irã em resposta às mortes dos líderes do Hezbollah e do Hamas

Israel prometeu vingança contra os ataques aéreos que o Irã efetuou contra o país, nesta terça-feira (1º/10), em resposta às mortes de líderes do Hezbollah e do Hamas. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, classificou o ação iraniana como um “grande erro” e disse que a nação rival vai “pagar” pelo ato.

O exército israelense afirmou que 180 mísseis foram lançados pelo Irã ao espaço aéreo do país, número confirmado por uma autoridade israelense à Agência France-Presse (AFP). O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, afirmou que o ataque “terá consequências”, e acrescentou que o Irã e aliados “buscam a destruição de Israel”. Segundo Hagari, a intenção do ataque iraniano era “matar milhares de civis”.

Segundo o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, o ataque foi “ineficaz” graças ao apoio ativo dos Estados Unidos e outros aliados a Israel.  Um palestino morreu na cidade de Jericó por fragmentos de um míssil derrubado durante o ataque.

A guarda iraniana ameaçou Israel e disse que “se o regime sionista reagir às operações iranianas, enfrentará ataques devastadores”. O comunicado foi divulgado pela agência de notícias Fars.

O Iraque também entrou nas ameaças e disse que “se os americanos realizarem uma ação hostil contra o Irã ou se o inimigo sionista usar o espaço aéreo iraquiano para bombardear território iraniano, todas as bases e todos os interesses americanos no Iraque e na região serão um alvo para nós”. O comunicado foi escrito pela Coordenação da “Resistência iraquiana”.

Os mísseis lançados com direção a Israel acabaram sendo interceptados também por outros países. A Direção de Segurança Pública da Jordânia confirmou que interceptou mísseis e drones lançados pelo Irã contra Israel no próprio território.

Após o ataque, os Estados Unidos declararam apoio total a Israel, conforme declarou Joe Biden a jornalistas na Casa Branca. O presidente disse conversar ativamente com os israelenses sobre uma resposta ao Irã.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Deixe um comentário

Leia também
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial
gripe-4-scaled-1
Oito doenças sob controle graças à vacinação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Os 10 mais vistos: séries e programas que dominam os streamings
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.