Cerimônia reuniu lideranças políticas locais que falaram sobre o retorno de Arruda à cena política do DF
Ao todo, o DF já tem cinco nomes cotados para disputar o governo em 2026.
São eles: A vice-governadora Celina Leão (PP), ex-governador José Roberto Arruda, Leandro Grass (PT) e a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) e Ricardo Cappelli (PSB).
O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda oficializou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) na noite desta segunda-feira (15), durante evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A cerimônia reuniu lideranças políticas locais e marcou o retorno de Arruda ao cenário partidário, com discurso voltado à possibilidade de uma nova candidatura e à defesa de um projeto que, segundo ele, busca o “resgate” da capital federal.
Durante o evento, Arruda afirmou estar elegível e disse não haver mais impedimentos jurídicos para disputar eleições. Segundo o ex-governador, a situação foi solucionada após a aprovação de uma lei pelo Congresso Nacional, sancionada pelo presidente da República, que estabelece que o prazo de inelegibilidade passa a ser contado a partir da decisão em segunda instância. “No meu caso, foi em 17 de julho de 2014, portanto venceu em 2022. Mesmo considerando desmembramentos, o prazo máximo seria julho de 2026, antes da inscrição das chapas. Então eu estou elegível”, declarou.
Arruda afirmou ainda que, após recuperar a elegibilidade, passou a visitar cidades do Distrito Federal e disse perceber, segundo ele, uma demanda da população pela retomada de gestões anteriores. Em seu discurso, o ex-governador fez críticas à atual situação da capital, especialmente nas áreas de saúde, educação e mobilidade urbana. Defendeu investimentos na economia local e em obras estruturantes, como a ampliação das linhas do metrô. “Chegou a hora de resgatar Brasília para voltar a ser referência de qualidade de vida para o Brasil”, afirmou.
O evento contou com manifestações de apoio de parlamentares e lideranças políticas, que destacaram a formação de uma frente em torno do nome de Arruda. Questionado sobre alianças partidárias e possíveis composições para as próximas eleições, o ex-governador afirmou que as negociações estão em andamento e que o diálogo ocorre “sem radicalismo ideológico”. “Até março, muita água vai passar por baixo da ponte. Estamos conversando com lideranças de todos os partidos com um propósito comum: voltar a fazer de Brasília a capital que o país respeita”, disse.
Apoio
O senador Izalci Lucas (PL) afirmou que o projeto político liderado por José Roberto Arruda vai além das siglas partidárias e tem como foco a reconstrução da capital federal. Segundo o parlamentar, a união de diferentes grupos é essencial para enfrentar os desafios atuais do Distrito Federal. “Nós vamos caminhar juntos, independentemente da questão partidária. O nosso sonho é resgatar Brasília e fazê-la voltar a ser referência nacional e até internacional”, afirmou.
Izalci também fez um apelo aos apoiadores para que a mobilização política tenha início imediato, com foco nas próximas eleições. Para o senador, a mudança defendida pelo grupo depende do engajamento desde já. “Nós vamos precisar começar a trabalhar hoje. Precisamos ganhar a eleição para mudar essa cidade”, declarou.
Ao encerrar sua fala, o senador reafirmou o apoio ao ex-governador: “Arruda, conte comigo. Com o apoio de vocês, nós vamos chegar lá”.
Tribuna Livre, com informações do Correioweb










