Agentes foram recebidos com latidos, mas o pitbull não conseguia se levantar do chão por estar fraco, desnutrido e com sinais de desidratação
Um jovem de 22 anos foi preso suspeito de abandonar um cachorro da raça pitbull em uma casa vazia, sem água e sem comida, no Setor Andrade Reis, em Aparecida de Goiânia. O animal foi resgatado em estado crítico de saúde após denúncias de vizinhos que perceberam que ele não tinha forças para levantar e acionaram as autoridades.
A ocorrência foi atendida em uma ação conjunta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). Ao chegarem ao local, os agentes foram recebidos com latidos, mas o cão não conseguia se levantar do chão por estar fraco, desnutrido e com sinais de desidratação. Perceberam também que não havia água ou comida para o pitbull na casa.
O animal foi resgatado, recebeu alimentação e foi encaminhado para atendimento em uma clínica veterinária. Já o tutor foi identificado, preso e levado para a Central de Flagrantes de Aparecida. Ele não soube explicar o motivo do abandono do cachorro e foi autuado por maus-tratos contra animais, crime que prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa.
Punição por abandono de animais
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê a suspensão da CNH de condutores que abandonarem animais em veículos. A prática será considerada infração gravíssima, com penalidade de 12 a 18 meses sem dirigir, dependendo da espécie do animal (cães e gatos terão penalidade mais severa). O objetivo é coibir o abandono de animais e reforçar as penalidades contra maus-tratos. O projeto ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário da Câmara.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM).