11/12/2025

Justiça determina prisão de mulher que roubou ouro em museu de Paris

O prejuízo é avaliado em 1,5 milhão de euros (quase 10 milhões de reais), embora o valor histórico e científico das peças seja "inestimável" - (crédito: Divulgação)

Caso ocorreu em 16 de setembro, semanas antes do roubo de joias no famoso Museu do Louvre

A Justiça francesa ordenou prisão preventiva para uma chinesa de 24 anos pelo roubo de pepitas de ouro procedentes da Bolívia, Rússia, Estados Unidos e Austrália no Museu de História Natural de Paris, informou nesta terça-feira (21/10) o Ministério Público.

O roubo ocorreu em 16 de setembro, semanas antes do espetacular roubo de joias no famoso museu do Louvre, na capital, que reacendeu no domingo as críticas sobre a segurança nas instituições culturais da França.

As autoridades espanholas anunciaram a detenção da mulher em 30 de setembro, com base em um mandado de prisão europeu, e a entregaram à França em 13 de outubro, informou a procuradora de Paris, Laure Beccuau, em comunicado.

No mesmo dia, ela foi acusada de roubo em grupo organizado e associação criminosa, acrescentou Beccuau.

A Justiça ordenou a prisão preventiva. Uma funcionária da limpeza deu o alerta sobre o roubo, ao constatar a presença de escombros na área onde as peças estavam expostas.

Entre os objetos roubados estão “pepitas originárias da Bolívia, legadas à Academia de Ciências no século XVIII; dos Urais, oferecidas pelo czar Nicolau I da Rússia em 1833 ao museu”, ou “da Califórnia, descobertas durante a corrida do ouro na segunda metade do século XIX”, detalha o comunicado.

Além “uma pepita de ouro de mais de 5 kg originária da Austrália, descoberta em 1990”, segundo o texto.

O prejuízo é avaliado em 1,5 milhão de euros (quase 10 milhões de reais), embora o valor histórico e científico das peças seja “inestimável”, apontou a representante do Ministério Público.

Os investigadores constataram que duas portas foram cortadas com uma motosserra e que um maçarico foi usado para quebrar a vitrine que continha as pepitas. No local foram encontrados o maçarico, três botijões de gás usados para alimentá-lo, a serra, uma chave de fenda e outras ferramentas.

As imagens das câmeras de segurança mostraram que apenas uma pessoa entrou à força no museu pouco depois de 1h00 e saiu quase quatro horas depois, explicou Beccuau.

As investigações telefônicas demonstraram que a pessoa deixou a França em 16 de setembro e estava se preparando para retornar à China. No momento de sua detenção, tentou se desfazer de pedaços de ouro fundido, com um peso de cerca de 1 kg.

Tribuna Livre, com informações do Ministério Público Francês.

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Homem é preso por porte de drogas e munições no Paranoá

Além de apreensão de substâncias ilícitas, foram encontrados oitos munições, um aparelho celular e duas balanças de precisão A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas e posse irregular de munições. A apreensão ocorreu na noite dessa quinta-feira (4/12), no SLMN Trecho 07,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.