27/11/2025

Kremlin: “Será o fim do mundo”, caso a Ucrânia retome territórios

Reprodução

Assessor do Kremlin ameaça guerra nuclear caso a Ucrânia busque retomar os territórios ucranianos ocupados pelas tropas russas

Um assessor do presidente da Rússia, Vladimir Putin, lançou nesta segunda-feira (9/6) uma nova advertência em nome do governo russo: caso a Ucrânia e a OTAN tentem recuperar os territórios ucranianos ocupados pelas tropas russas, o resultado poderá ser uma “guerra nuclear”, cenário que, segundo ele, representaria “o fim do mundo”.

A ameaça foi feita por Vladimir Medinsky, assessor direto de Putin e líder da delegação russa nas negociações de paz com a Ucrânia. Em declaração, segundo a agência estatal russa Tass, Medinsky afirmou que uma simples interrupção do conflito, sem um acordo sólido, será insuficiente e extremamente perigosa.

“Se o conflito for interrompido na linha de frente e não houver um acordo de paz real — apenas um cessar-fogo — então isso vai se transformar, sabe, como aquela região disputada entre Armênia e Azerbaijão, o Carabaque”, declarou.

Rússia x Otan: guerra nuclear

Medinsky ainda alfinetou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), ressaltando que caso a Ucrânia se junte aos seus aliados, e a organização, será o “fim do mundo”.

“Depois de algum tempo, a Ucrânia, junto com a Otan e seus aliados, entrará na aliança, tentará retomar o território, e isso será o fim do mundo — será uma guerra nuclear”, destacou.

A tensão entre Rússia e Otan remonta à Guerra Fria, mas se intensificou com a expansão da aliança militar para o Leste Europeu após o colapso da União Soviética, algo visto por Moscou como uma ameaça direta à sua segurança.

A crise atingiu novo patamar com a anexação da Crimeia em 2014 e a invasão da Ucrânia em 2022, motivadas, segundo o Kremlin, pela aproximação ucraniana com o Ocidente.

Por sua vez, a organização sustenta que atua defensivamente e que países do Leste buscam proteção contra a crescente assertividade russa.

Embora não tenha explicado o que significa exatamente uma “paz verdadeira”, Medinsky deixou claro que a Rússia continua inflexível em suas exigências. Entre elas, estão: o reconhecimento dos cerca de 20% do território ucraniano atualmente ocupados por tropas russas como parte da Rússia, e a proibição definitiva da entrada da Ucrânia na Otan.

Apesar do impasse em relação à paz, Rússia e Ucrânia realizaram nesta segunda-feira uma nova e significativa troca de prisioneiros de guerra.

Foram libertos, de ambos os lados, combatentes com menos de 25 anos e militares que sofreram ferimentos graves. O número total de prisioneiros soltos ainda não foi divulgado oficialmente, mas, segundo Medinski, uma lista com 640 nomes já havia sido entregue à Ucrânia no fim de semana.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou o início das trocas: “A troca de hoje já começou. Ela será feita em várias etapas nos próximos dias”, declarou.

Tribuna Livre, com informações do Portal O Globo

Leia também
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil

Pátio de Transbordo do Gama passa por recuperação asfáltica

Serviço beneficia cerca de 134 mil pessoas, entre moradores da cidade e de regiões próximas A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou a recuperação asfáltica do Pátio de Transbordo do Gama. A intervenção foi motivada por uma necessidade de adequação ambiental. Durante a operação, iniciada em 10

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.