27/11/2025

Kremlin: “Será o fim do mundo”, caso a Ucrânia retome territórios

Reprodução

Assessor do Kremlin ameaça guerra nuclear caso a Ucrânia busque retomar os territórios ucranianos ocupados pelas tropas russas

Um assessor do presidente da Rússia, Vladimir Putin, lançou nesta segunda-feira (9/6) uma nova advertência em nome do governo russo: caso a Ucrânia e a OTAN tentem recuperar os territórios ucranianos ocupados pelas tropas russas, o resultado poderá ser uma “guerra nuclear”, cenário que, segundo ele, representaria “o fim do mundo”.

A ameaça foi feita por Vladimir Medinsky, assessor direto de Putin e líder da delegação russa nas negociações de paz com a Ucrânia. Em declaração, segundo a agência estatal russa Tass, Medinsky afirmou que uma simples interrupção do conflito, sem um acordo sólido, será insuficiente e extremamente perigosa.

“Se o conflito for interrompido na linha de frente e não houver um acordo de paz real — apenas um cessar-fogo — então isso vai se transformar, sabe, como aquela região disputada entre Armênia e Azerbaijão, o Carabaque”, declarou.

Rússia x Otan: guerra nuclear

Medinsky ainda alfinetou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), ressaltando que caso a Ucrânia se junte aos seus aliados, e a organização, será o “fim do mundo”.

“Depois de algum tempo, a Ucrânia, junto com a Otan e seus aliados, entrará na aliança, tentará retomar o território, e isso será o fim do mundo — será uma guerra nuclear”, destacou.

A tensão entre Rússia e Otan remonta à Guerra Fria, mas se intensificou com a expansão da aliança militar para o Leste Europeu após o colapso da União Soviética, algo visto por Moscou como uma ameaça direta à sua segurança.

A crise atingiu novo patamar com a anexação da Crimeia em 2014 e a invasão da Ucrânia em 2022, motivadas, segundo o Kremlin, pela aproximação ucraniana com o Ocidente.

Por sua vez, a organização sustenta que atua defensivamente e que países do Leste buscam proteção contra a crescente assertividade russa.

Embora não tenha explicado o que significa exatamente uma “paz verdadeira”, Medinsky deixou claro que a Rússia continua inflexível em suas exigências. Entre elas, estão: o reconhecimento dos cerca de 20% do território ucraniano atualmente ocupados por tropas russas como parte da Rússia, e a proibição definitiva da entrada da Ucrânia na Otan.

Apesar do impasse em relação à paz, Rússia e Ucrânia realizaram nesta segunda-feira uma nova e significativa troca de prisioneiros de guerra.

Foram libertos, de ambos os lados, combatentes com menos de 25 anos e militares que sofreram ferimentos graves. O número total de prisioneiros soltos ainda não foi divulgado oficialmente, mas, segundo Medinski, uma lista com 640 nomes já havia sido entregue à Ucrânia no fim de semana.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou o início das trocas: “A troca de hoje já começou. Ela será feita em várias etapas nos próximos dias”, declarou.

Tribuna Livre, com informações do Portal O Globo

Leia também
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil

Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

A Inteligência Artificial (IA) está em franca expansão, projetando-se para gerar um mercado global de US$ 1,5 trilhão neste ano. Essa transformação tecnológica impulsiona mudanças significativas na economia e na sociedade. Diante desse cenário, o Brasil precisa urgentemente definir políticas e regulamentações que garantam que o avanço da IA beneficie

Leia mais...

Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas

Trocar de roteador ao adquirir um plano de internet mais rápido ou um modelo mais moderno é comum, mas descartar o antigo pode ser um desperdício de recursos e gerar impacto ambiental. Roteadores mais antigos ainda possuem componentes reaproveitáveis, como portas Ethernet, memória e capacidade de processamento, que podem ser

Leia mais...

Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais

Em um mundo onde a tecnologia redefine os limites das relações humanas, uma mulher de 32 anos, identificada como Sra. Kano, surpreendeu ao formalizar um compromisso com seu companheiro virtual, um chatbot baseado em inteligência artificial (IA). O caso, que ganhou notoriedade, levanta questões profundas sobre o futuro da intimidade

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.