08/12/2025

Lewandowski cria comitê de enfrentamento da crise do metanol

Ministro da Justiça também já foi ministro do STF, entre 2006 e 2023 - (crédito: Nelson Jr./STF)

O ministro da Justiça acredita que a solução do problema será mais rápida com troca de informações e de boas práticas

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, divulgou, nesta terça-feira (7/10), a criação de um comitê de enfrentamento às crises de intoxicação com metanol. De acordo com ele, o objetivo do Ministério da Justiça é “atacar aqueles comerciantes que estão adulterando as bebidas, de forma intencional”, sem paralisar o setor econômico, “importante para a economia nacional”, que vende esses líquidos.

“Chegamos à conclusão de que é importante montar um comitê de enfrentamento da crise do metanol, informal, onde possa haver troca de informações, de boas práticas e anúncios das providências para avançarmos mais rapidamente na solução do problema”, constatou Lewandowski.

A coletiva de imprensa que anunciou o comitê de enfrentamento foi realizada após uma reunião com associações de combate à falsificação e de representantes da indústria de bebidas alcoólicas.

O presidente da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Paulo Pereira, comunicou que 15 estabelecimentos foram notificados por suspeita da venda de bebidas adulteradas. Outros 15 foram identificados, nas últimas horas.

Pereira também informou que além dos 30 estabelecimentos identificados, existem mais 25 entidades do setor e distribuidoras que foram notificadas a prestar informações ao comitê.

“Agora vai se analisar se esses locais notificados foram os responsáveis pela adulteração, pois já são suspeitos da venda de bebidas adulteradas”, contou.

Até o momento, são 225 casos de intoxicação por metanol em destilados. Dezesseis registros estão confirmados pelo Ministério da Saúde e os outros estão sob investigação do mesmo. Ao total, foram 15 mortes. Dessas, duas foram confirmadas e 13 estão sob investigação.

Tribuna Livre, com informações do Ministério da Justiça.

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Ministra Marina Silva recebe atendimento médico após sofrer uma fratura na coluna. O incidente ocorreu durante suas férias, enquanto realizava atividades domésticas. A ministra sentiu uma dor intensa e repentina na região lombar enquanto movia vasos de plantas em sua residência. Diante do desconforto, ela buscou assistência médica imediata. Após

Leia mais...

Justiça condena traficantes que vendiam drogas em festas no DF

O grupo atuava em dois núcleos, de comércio distribuição. Pizzaria no Guará era usada de fachada para movimentar recursos A Justiça do DF condenou oito integrantes de uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas no Distrito Federal. O grupo havia sido investigado pela Polícia Civil (PCDF), durante a Operação

Leia mais...

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.