O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou a Instrução nº 31, em 4 de fevereiro de 2026, que estabelece o calendário de vencimento da taxa de licenciamento de 2026 para veículos registrados no DF. O cronograma, que organiza os pagamentos conforme o algarismo final da placa, define os prazos entre 23 e 27 de fevereiro.
Calendário de Vencimento do Licenciamento 2026
O cronograma de vencimento foi definido de acordo com o algarismo final da placa:
- Placas com final 1 e 2: 23 de fevereiro de 2026
- Placas com final 3 e 4: 24 de fevereiro de 2026
- Placas com final 5 e 6: 25 de fevereiro de 2026
- Placas com final 7 e 8: 26 de fevereiro de 2026
- Placas com final 9 e 0: 27 de fevereiro de 2026
Emissão do Boleto e Pagamento
A taxa de manutenção de cadastro e renovação do licenciamento anual já está inclusa no boleto do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), enviado pelos Correios. Contudo, proprietários de veículos isentos do IPVA, como aqueles com mais de 15 anos, não receberão o boleto em casa.
Nesses casos, é necessário emitir o boleto da taxa de licenciamento acessando o aplicativo Detran-DF Digital ou o Portal de Serviços do órgão. Há também a opção de imprimir o boleto em um posto de atendimento do Detran-DF, mediante agendamento, ou em uma unidade do Na Hora, com atendimento por ordem de chegada.
Valor e Onde Pagar
A taxa de licenciamento tem o valor de R$ 106,26 para qualquer tipo de veículo. O pagamento pode ser realizado na Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco de Brasília (BRB), Bradesco, Sicoob e em casas lotéricas.
Emissão do CRLV-e 2026
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a regularização do veículo depende da quitação da taxa de licenciamento, do IPVA e de eventuais multas ou débitos vencidos. Após o pagamento de todas as pendências, o proprietário deve emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) de 2026 através do Portal de Serviços do Detran-DF ou pelo aplicativo Detran-DF Digital.
Alerta de Golpe
O Detran-DF alerta que não envia o boleto da taxa de licenciamento por e-mail e recomenda atenção para evitar golpes de boletos falsos.