16/12/2025

Líder da SpaceX, Musk recomenda a Trump antecipar aposentadoria da Estação Espacial Internacional: ‘Vamos para Marte’

Elon Musk e Donald Trump acompanham juntos o lançamento de foguetes da SpaceX no Texas — Foto: Brandon Bell/Getty Images via AFP

Bilionário mantém contratos com a Nasa, que está à frente da extensão da vida útil da ISS

O bilionário Elon Musk, que controla a SpaceX, entre outras empresas, recomendou acelerar o fim da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em um post em sua rede social, X, argumentando que o laboratório deveria ser retirado de órbita dentro de dois anos, em vez do prazo atual de cinco anos.

“A decisão cabe ao presidente, mas minha recomendação é (fazer isso) o mais rápido possível”, escreveu Musk na quinta-feira em sua rede social, X. Ele argumentou que a ISS “cumpriu seu propósito” e que há “muito pouca utilidade incremental”.

Musk então reiterou seu plano final emulando um dos planos de sua companhia espacial:

— Vamos para Marte.

Construída em parceria com as agências espaciais do Canadá, Europa, Japão e Rússia, a Estação Espacial Internacional tem sido um pilar das iniciativas de voos espaciais tripulados da Nasa nas últimas três décadas, servindo como o principal local onde astronautas vivem e conduzem pesquisas em órbita.

Desde novembro de 2000, a ISS sempre teve ao menos um tripulante a bordo em tempo integral.

O governo de Joe Biden, em 2021, estendeu a vida útil planejada da ISS até o final de 2030 e, em junho passado, concedeu à SpaceX de Musk um contrato de US$ 843 milhões para desenvolver uma espaçonave que possa se acoplar à ISS e guiá-la para fora de órbita. Esse descarte faria com que a ISS se desintegrasse ao reentrar na atmosfera.

A SpaceX é uma parceira importante do programa da ISS, com contratos da Nasa para transportar astronautas e cargas para a estação. Musk fez os comentários em meio a uma enxurrada de postagens sobre política espacial nesta quinta-feira.

Nasa diz aguardar ‘ansiosamente’ planos de Trump

Em resposta às postagens de Musk, a Nasa afirmou que seus planos atuais “preveem o uso da Estação Espacial Internacional e futuras estações espaciais comerciais em órbita baixa da Terra para conduzir ciência inovadora, além de servirem como campo de treinamento para missões tripuladas à Lua e a Marte.”

“Estamos ansiosos para ouvir mais sobre os planos do governo Trump para nossa agência e para expandir a exploração espacial em benefício de todos”, disse um porta-voz da Nasa em comunicado.

Como líder do esforço governamental de corte de custos conhecido como Departamento de Eficiência Governamental, Musk se estabeleceu como um dos principais assessores do presidente Donald Trump.

Ao responder a uma pergunta sobre possíveis conflitos de interesse envolvendo Musk e suas empresas, Trump declarou ontem que não permitirá que a pessoa mais rica do mundo participe de trabalhos governamentais relacionados ao espaço.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Leia também
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro.
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026

Marinho aponta “erro grosseiro” no Orçamento e aciona o TCU

Líder da Oposição no Senado afirma que Fazenda subestimou despesas obrigatórias e alerta comissão mista que vota a Lei Orçamentária Anual nesta semana. O senador Rogério Marinho (PL-RN) acionou o TCU (Tribunal de Contas da União) para apurar o que classifica como “erro grosseiro” nas estimativas de despesas obrigatórias do

Leia mais...

Motta é “um procrastinador de problemas”, diz Sóstenes.

Líder do PL critica presidente da Câmara e afirma que poderia disputar o comando da Casa. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta 2ª feira (15.dez.2025), em reunião com jornalistas, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), “procrastina problemas”. Ele também disse que tem interesse

Leia mais...

Governo Lula prestigia entidade investigada na CPMI do roubo aos aposentados

Contag é acusada de haver tirado R$3,4 bilhões em “descontos associativos” sem autorização A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) foi reconduzida pelo governo federal ao Conselho de Participação Social por mais dois anos, mantendo assim sua presença em um dos principais fóruns de articulação entre

Leia mais...

Flávio Bolsonaro vai para cima de Lulinha

Filho de Jair Bolsonaro apresentou representação contra o filho de Lula por possível envolvimento nos crimes apurados no escândalo do INSS Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro decidiu ir para cima de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, que teve seu nome citado recentemente em fatos

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações envolvem trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do estado. As ações são necessárias para garantir mais segurança, estabilidade e qualidade no fornecimento de

Leia mais...

Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas

Polícia deverá apresentar lista organizada de depoimentos sobre o caso e, a partir disso, produzir relatórios Nesta segunda-feira (15/12), a Justiça do Distrito Federal autorizou que a defesa de Adriana Villela tenha acesso completo a provas anexadas ao processo por homicídio qualificado que tramita no Tribunal do Júri de Brasília.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.