Policiais apreenderam uma espingarda, um revólver e munições de fuzil
Um foragido da justiça, apontado como líder da ‘Al Qaeda’ da Paraíba, morreu em confronto com policiais militares de Goiás na quarta-feira (3/8), em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal. Após a troca de tiros, os policiais apreenderam uma espingarda, um revólver e munições de fuzil.
Conhecido como “Tião Macaúba”, Sebastião da Costa, de 49 anos, era integrante da ‘Nova Okaida’, facção criminosa batizada em referência à organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda e considerada uma das mais perigosas do Nordeste. Ele tinha uma condenação de 32 anos, a cumprir, por sequestro seguido de morte, em seu estado de origem, além de mandados abertos por roubo e homicídio.
Os militares da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Santo Antônio do Descoberto conseguiram localizá-lo, na zona rural da cidade, após troca de informações com colegas da Paraíba, que haviam montado uma grande operação esta semana, para capturá-lo. Quando abordado, segundo a PM de Goiás. Tião Macaúba atirou contra as equipes, que revidaram.
De acordo com a PM da Paraíba, o foragido era conselheiro da Nova Okaida, sediada na Paraíba, mas que também domina o tráfico em diferentes estados do Nordeste, como Pernambuco e Ceará.
Al Qaeda
Fundada em 1988 por Osama Bin Laden, a organização fundamentalista islâmica foi responsabilizada pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, o qual culminou com a destruição das Torres Gêmeas do World Trade Center, nos Estados Unidos.
Segundo A Organização das Nações Unidas, a Al Qaeda surgiu como rede terrorista internacional para financiar combatentes no Afeganistão. Seus afiliados e aqueles inspirados pelo grupo têm se envolvido no planejamento e execução de ataques na África, Ásia, Europa e América do Norte.
Tribuna Livre, com informações da Polícia Militar de Goiás