Por O Globo: O Flamengo ainda não garantiu a conquista do título simbólico de campeão
O Flamengo ainda não garantiu a conquista do título simbólico de campeão do 1º turno. Mas a vitória sobre o Mirassol (2 a 1), neste sábado, o deixou perto de um feito significativo para a torcida. O rubro-negro pode atingir uma pontuação superior a obtida na primeira metade do Brasileiro de 2019.
Com 40 pontos, o Flamengo encerra o 1º turno com 43 se vencer o Sport, em jogo da 12ª rodada que ainda não tem data para ocorrer. Em 2019, o time dirigido por Jorge Jesus somou 42 em 19 partidas.
O Flamengo de Filipe Luís pode ainda igualar as campanhas do Cruzeiro de 2014 e do Atlético-MG de 2012, que terminaram a primeira metade do Brasileiro na frente com 43 pontos. Somente os cruzeirenses, contudo, foram campeões.
Apenas o Botafogo de 2023 e o Corinthians de 2017 tiveram pontuação maior em 19 jogos. Ambos somaram 47, mas apenas os paulistas conquistaram o título ao final do campeonato.
O Flamengo de 2019 é dono até hoje da melhor campanha de um time no Brasileiro. Chegou aos 90 pontos, um aproveitamento de 78,9%. Titular daquele time, Filipe Luís procurou destacar que de nada adianta o título simbólico do 1º turno se a equipe não mantiver um alto nível de rendimento nas 19 rodadas seguintes.
“São bons números. Claro que poderiam ter sido melhores. Mas também poderiam ter sido piores. Para mim não significam nada, a não ser que: temos que ganhar o próximo. E vai ser contra o Inter, que vai ser difícil, fora de casa. Temos que tentar ser o mais consistente possível daqui até o fim” comentou o treinador, referindo-se ao jogo contra os colorados pela 20ª rodada, daqui a uma semana.
“Acredito que, para ganhar um campeonato nacional em formato de liga, você, primeiro, tem que começar bem, porque depois fica muito difícil não poder ceder pontos em nenhum momento. E ser o mais consistente possível nesses jogos que são teoricamente os que têm que ganhar, que não pode falhar. Mesmo que no Brasil isso não tenha lógica, o time do rebaixamento pode ganhar do líder. Já vimos isso acontecendo várias vezes, inclusive conosco. Então o que representa isso é motivação para seguir brigando pelo título”.
Tribuna Livre, com informações da Agência Globo