07/12/2025

Líder do Governo diz que Gleisi vai “meter a faca” em cargos do Centrão.

O deputado federal e líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Deputado José Guimarães (PT-CE) afirma que haverá um “rebuliço do tamanho do mundo” na próxima semana.

O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse no sábado (11.out.2025) que a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), vai “meter a faca” em cargos do Centrão. Segundo ele, os principais alvos são os vice-presidentes da Caixa Econômica Federal.

O líder do Governo comentava sobre a derrota do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), no Congresso, que não aprovou a MP do IOF. O chefe da equipe econômica afirmou, na 4ª feira (8.out.2025), que havia acordo para votação, mas um grupo atuou para “sabotar” o país.

Guimarães participou do podcast “As Cunhãs”, reproduzido no YouTube. O líder disse que houve uma operação dos partidos de oposição para não votar a medida provisória que dava até R$ 17 bilhões em recursos para o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até o fim de 2026. União Brasil, PP e Republicanos teriam descumprido acordo firmado com a equipe econômica.

O deputado disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ligou para os congressistas para impedir o avanço da medida provisória.

O governador disse que o PT afirma que ele trabalha para evitar que o governo cobre “mais impostos”. Guimarães declarou que viu Tarcísio atuando para derrubar o texto.

“Isso não é papel de governador. Isso é uma coisa feita”, declarou o líder. “O [deputado] Hildo [do Candango] chegava para nós e dizia: ‘Nós não podemos votar, porque tem uma ordem suprema’. Não foi nem do Bolsonaro. Não foi nem dos bolsonaristas”, completou.

CORTE DE CARGOS DO CENTRÃO

Guimarães disse esperar um “rebuliço do tamanho do mundo” na próxima semana. O líder do Governo afirmou que Gleisi está com uma lista de nomes de pessoas indicadas por partidos do Centrão.

“Ela disse que está com a lista e eu sei aqui do Ceará que tem cargos importantes. Ela disse que vai meter a faca. […] Ela está muito decidida. E vou dizer mais. Eu estava na reunião com ela e o Lula. Lula disse: ‘Gleisi você agiliza, viu? E mexa no vespeiro da Caixa Econômica para começar’”, disse o deputado.

Guimarães declarou que o presidente da Caixa, Carlos Vieira, é indicado do ex-presidente da Câmara e deputado Arthur Lira (PP-AL). “O cara é competente e o Lula gosta dele, mas…As 9 Vice-Presidências da Caixa e as superintendências estaduais, são todas indicações dele”, afirmou o deputado.

O líder do Governo disse que as Vice-Presidências têm um “poder extraordinário”, mas estão sob o comando de partidos que não são governistas, como o PL, PP, Republicanos, PDT e Podemos.

“A ministra Gleisi me disse com todas as letras: ‘Eu não vou discutir, eu vou fazer’. Eu já tenho notícias de que mandou tirar”, disse Guimarães.

A Caixa tem 12 vice-presidentes. São eles:

Rodrigo Hideki Hori Takahashi (interino), vice-presidente de Agente Operador;

Marcos Brasiliano Rosa, vice-presidente de Finanças e Controladoria;

Sérgio Henrique Oliveira Bini, vice-presidente de Fundos de Investimentos;

José Marcos de Carvalho Araújo, vice-presidente de Governo;

 Inês da Silva Magalhães, vice-presidente de Habitação;

Anderson Aorivan da Cunha Possa, vice-presidente de Logística, Operações e Segurança;

Tarso Duarte de Tassis, vice-presidente de Negócios de Atacado;

Francisco Egidio Pelúcio Martins, vice-presidente de Pessoas;

Henriete Alexandra Sartori Bernabé, vice-presidente.

Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital;

Lúcio Camilo Oliva Pereira, vice-presidente de Tecnologia e Digital;

Adriano Assis Matias, vice-presidente de Varejo.

Segundo o líder do Governo na Câmara, a Vice-Presidência de Habitação, Inês Magalhães, está sob comando do PT.

DERROTA NA MP DO IOF

Para Guimarães, será uma nova “fase” para o governo Lula. O líder afirmou que o Poder Executivo não vai “inventar” e mandar “muita coisa para ir ao Congresso” para não ter problema.

“É votar o Orçamento, ter uns 3 projetos importantes e ligar o modo eleições em 2026”, disse. Ele afirmou que está já perto de montar os palanques nos Estados. Declarou que o governo tem interesse em eleger a maioria dos senadores.

“Nós do PT, juntamente com o MDB, porque a turma do MDB do Senado ajuda muito, PSD, do Otto Alencar, da Bahia. […] Nós precisamos eleger 29 senadores para poder ter maioria”, disse Guimarães.

CARGOS NO GOVERNO

Guimarães disse que os ministro dos Esporte, André Fufuca (PP-MA), do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) não deixaram o governo porque o presidente Lula tem aprovação elevada no Maranhão, Pará e Pernambuco.

“Os Estados deles, o Lula é disparado. Se eles deixarem o governo, vão se ferrar lá”, disse Guimarães. “O Sabino se ferrar com Helder Barbalho, no Pará. O Fufuca, do Maranhão, com Dino e companhia, e o bacana do Silvio em Pernambuco”, completou.

Tribuna Livre, com informações da Liderança do PT na Cãmara.

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

O consumo de energia por data centers está previsto para um aumento exponencial na próxima década, impulsionado principalmente pela expansão da inteligência artificial. Um relatório recente aponta que a demanda energética dessas instalações deverá atingir 106 gigawatts até 2035, um salto considerável em relação aos 40 gigawatts atuais. A expansão

Leia mais...

Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registrou a trajetória do juiz Flavio Augusto Martins Leite, titular do 2º Juizado Especial Cível de Brasília, por meio do Programa História Oral. A entrevista, conduzida pelo desembargador Roberval Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT, ocorreu no Memorial TJDFT –

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.