Equatorial Goiás orienta consumidores sobre como aproveitar descontos para economizar no consumo de energia ao longo do ano
O início do ano é tradicionalmente marcado por liquidações no comércio brasileiro, com descontos que podem chegar a até 80% em alguns casos. Mais do que uma chance de pagar menos, esse período representa uma oportunidade estratégica para os consumidores investirem em eletrodomésticos mais eficientes, capazes de reduzir significativamente o consumo de energia e gerar economia permanente na conta de luz.
De acordo com o executivo de Leitura e Faturamento da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva, a decisão de compra nesse momento deve ir além do preço. “As liquidações são um ótimo momento para trocar equipamentos antigos por modelos mais eficientes. Um eletrodoméstico com melhor desempenho energético pode custar um pouco mais na compra, mas gera economia mês a mês ao longo de toda a sua vida útil”, explica o executivo.
Entre os principais vilões do consumo residencial estão a geladeira, o ar-condicionado e o chuveiro elétrico, equipamentos que funcionam por longos períodos ou exigem alta potência. Por isso, a Equatorial Goiás orienta que, durante as compras, o consumidor dê prioridade a produtos que possuam Selo Procel e classificação A na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), do Inmetro, que identificam os modelos mais econômicos da categoria.
“A etiqueta de eficiência energética é uma aliada importante do consumidor. Ela permite comparar modelos semelhantes e entender qual deles consome menos energia ao longo do ano. Essa informação faz toda a diferença na escolha”, reforça Marcos Aurélio.
Tecnologias mais modernas também contribuem para a redução do consumo. É o caso dos chuveiros eletrônicos, que permitem o ajuste gradual da potência. “Com esse tipo de chuveiro, é possível deixar uma pequena vazão de água, e reduzir a potência para manter a temperatura desejada. A economia de energia pode pagar o investimento no equipamento em menos de 3 meses, além da economia com a água”. Temos também os aparelhos de ar-condicionado com tecnologia inverter, que mantêm o funcionamento em potência variável das lâmpadas LED, que podem gerar uma economia significativa quando substituem modelos antigos.
Outro alerta feito pela Equatorial Goiás é para que os consumidores desconfiem de produtos que prometem “economia milagrosa” de energia. “Dispositivos vendidos online que afirmam reduzir drasticamente o consumo apenas ao serem conectados na tomada não têm comprovação técnica. A economia real vem da eficiência do equipamento e do uso consciente”, destaca o executivo.
Além da escolha correta dos aparelhos, a concessionária lembra que hábitos de consumo também influenciam diretamente o valor da fatura. Ajustar a temperatura do ar-condicionado, evitar abrir portas de geladeiras com frequência e desligar equipamentos da tomada quando não estão em uso são práticas simples que ajudam a potencializar os benefícios dos equipamentos eficientes.
“Ao aproveitar as liquidações de começo de ano com consciência, o consumidor transforma um desconto pontual em economia permanente. É uma decisão que impacta positivamente o orçamento da família e contribui para o uso mais sustentável da energia”, conclui Marcos Aurélio Silva.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa pertencente ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com sete concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás, são cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
Tribuna Livre, com informações da assessoria de imprensa da Equatorial Goiás











