04/12/2025

Lira ainda avalia como e quando fará anúncio público a favor de Motta

Reprodução

Presidente da Câmara escolheu líder do Republicanos como seu candidato à sucessão e deve formalizar o apoio depois do 2º turno

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda avalia qual meio utilizar e quando deve formalizar publicamente seu apoio ao líder do Republicanos, deputado Hugo Motta (PB), a sua sucessão. Lira anunciou em setembro para líderes partidários que seu candidato é Motta.

Na segunda-feira (21/10), o presidente da Câmara participou da abertura da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo (SP). Depois do evento, ao falar com jornalistas, Lira sinalizou que pode formalizar seu apoio depois do segundo turno das eleições municipais.

“Não é momento para a gente estar falando de sucessão na Câmara, pelo menos agora. Nós vamos ter oportunidade ainda. O segundo turno vai passar, a gente vai esperar o resultado das eleições e aí a gente se posiciona”, declarou.

Apesar de não ter decidido como fará o anúncio público, Lira e Motta estavam juntos no evento em São Paulo na segunda. Foi a primeira vez que os dois tiveram uma agenda pública conjunta desde que o alagoano decidiu apoiar o paraibano.

O presidente da Câmara sabe que precisará endossar o nome de Motta em busca de votos na Câmara.

Eleição é em fevereiro de 2025

Apesar de a eleição ser só no início do ano que vem, os candidatos começaram a intensificar suas agendas com partidos, deputados e presidentes de legendas. O objetivo é angariar votos e conseguir um bloco de siglas robusto.

Atualmente, há três nomes principais na disputa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Brito (PSD-BA). Até agosto, Elmar era o favorito para receber o apoio de Lira, mas em setembro o presidente da Câmara optou por Motta.

O anúncio de que Lira apoiaria Motta provocou revolta em Elmar e causou uma divisão no Centrão, bloco de partidos com maior peso na Casa.

A aliados o líder do União Brasil classificou a atitude do presidente da Câmara como “traição”. Depois de ser preterido por Lira, Elmar se aliou a Brito. O combinado entre os dois é que o que tiver menos força vai apoiar o que tiver mais forte na reta final da disputa.

Na segunda, Lira disse que “nunca falou” qual era seu candidato ao comando da Casa nas eleições de fevereiro. Segundo o congressista, o nome do líder do União Brasil sempre foi uma “especulação” da imprensa.

“Todos especularam, há mais de um ano, toda a imprensa, que meu candidato era Elmar Nascimento, que é meu amigo pessoal. Eu nunca falei nem para você, nem para imprensa nenhuma, nem para deputado nenhum, qual era o candidato”, alegou.

Candidatura de consenso cada vez mais distante

Na segunda, Lira voltou a afirmar que acredita na possibilidade da construção de um nome de consenso na Câmara, mas que, se isso não se ocorrer, a maioria que vencer será respeitada.

“Nós vamos chegar, eu penso, num entendimento. Se não chegar, vamos ter o que é salutar na política, a maioria vence e a maioria vai ser respeitada”, declarou.

Aliados de Elmar e Brito sempre trataram a ideia de candidatura única como uma “utopia” de Lira. Com a proximidade da eleição da Mesa Diretora e nenhum recuo dos candidatos, a possibilidade de um entendimento fica cada vez mais remoto.

Um dos exemplos de como a divisão afeta os trabalhos da Câmara e exemplifica a dificuldade de um consenso é a reunião de líderes, evento tradicional nas semanas em que há sessões, que não tem sido realizada.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master
logo2-1
Adestradora é culpada por morte de pitbull e terá que indenizar tutor
f1280x720-163218_294893_5050
Vara de execuções penais estima progressão de regime para ex-presidente
logoMPDFT
Ministério público denuncia responsáveis por incêndio fatal em clínica
f1280x720-126564_258239_5050
São paulo registra recorde de feminicídios em 2025
logo2
Ministra assusete magalhães, aposentada do stj, recebe homenagem do tjdft
f1280x720-163748_295423_5050
Cnh sem autoescola: processo de habilitação ganha novas regras e opções

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.