Durante o Fórum Parlamentar do G20, o presidente da Câmara lista projetos relacionados ao meio ambiente que estão aguardando votação e destaca o compromisso do Parlamento em aprimorar o ambiente de negócios no Brasil.
Lira enfatizou que a “pauta verde” é uma das principais prioridades do Congresso Nacional e destacou as ações já realizadas.
“Neste ano, já aprovamos o projeto que autoriza o comércio de crédito de carbono e o acesso à biodiversidade em florestas públicas. Criamos a Comissão Especial da Transição Energética e Produção do Hidrogênio Verde no Brasil”, detalhou durante o encontro das 20 maiores economias do mundo, realizado em Nova Délhi, na Índia.
Lira mencionou que três temas estão em destaque no planejamento da Câmara para votação em breve: “Primeiramente, a regulamentação do mercado de carbono; em segundo lugar, o marco regulatório do aproveitamento energético offshore — a energia eólica já representa 12% da matriz energética brasileira; e, em terceiro lugar, o marco regulatório da transição energética com ênfase no uso de hidrogênio. Paralelamente a essas iniciativas, o Parlamento brasileiro continua a trabalhar na expansão do uso de biocombustíveis sustentáveis, como o etanol, com o objetivo de reduzir as emissões”, explicou.
Lira ressaltou que essas preocupações refletem o compromisso do Brasil em aprimorar o ambiente de negócios. “Conquistamos grandes avanços nessa área, com a recente aprovação do novo Arcabouço Fiscal e a aprovação da Reforma Tributária na Câmara, que está agora sendo analisada pelo Senado. Quando concluída, permitirá um significativo salto de qualidade para a economia brasileira”, previu.
Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara