12/11/2025

Lira expressa insatisfação a Lula sobre compromissos não cumpridos e solicita esforços de articulação.

Durante a reunião na terça-feira, Lira sugeriu ao presidente Lula que a aprovação da matéria será improvável a curto prazo

Durante o encontro com Lula, Arthur Lira expressou a insatisfação dos líderes com os vetos presidenciais e solicitou maior articulação em questões econômicas.

Na terça-feira (31/10), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ao se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), expressou a insatisfação dos líderes partidários com as ações do governo federal.

Lira foi convidado por Lula para um encontro no Palácio do Planalto por volta das 19h da terça-feira. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também esteve presente na reunião.

Segundo fontes próximas aos políticos, Lira teria comunicado a Lula que o governo não tem cumprido as negociações estabelecidas entre os líderes partidários e os ministérios, em especial o Ministério da Fazenda, sob a gestão de Haddad.

De acordo com Lira, apesar das várias reuniões entre Haddad e os deputados para negociar acordos em relação às últimas pautas econômicas avaliadas pela Câmara, Lula tem vetado partes dos textos aprovados pelo Congresso. Alguns pontos do Marco das Garantias e do projeto do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf) foram vetados por Lula. Para o presidente da Câmara, o descumprimento dos acordos tem gerado desconforto entre os parlamentares.

O encontro entre o presidente e o deputado ocorreu em um momento em que o governo federal busca aprovar medidas econômicas até o fim do ano. O objetivo é garantir fundos para aumentar a arrecadação e cumprir as metas do marco fiscal.

Uma das prioridades é a aprovação do projeto de subvenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida visa aumentar a tributação de empresas que recebem benefícios fiscais do ICMS, prevendo uma arrecadação de aproximadamente R$ 34 bilhões com essa alteração.

O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados, mas encontra obstáculos devido à falta de consenso com os líderes. Empresas do Nordeste, uma das regiões mais afetadas pelo projeto, têm pressionado as bancadas federais para rejeitar a matéria.

Durante a reunião na terça-feira, Lira sugeriu ao presidente Lula que a aprovação da matéria será improvável a curto prazo. Além disso, o presidente da Câmara convidou o ministro Haddad para participar da próxima reunião de líderes, agendada para terça-feira (7/11), a fim de discutir o assunto. Até o momento, Haddad não confirmou a presença.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.