26/12/2025

Livro que retrata a história e as transformações da W3 Sul ao longo dos anos é lançado no Palácio do Buriti

O livro ‘W3 – Ícone do Varejo no Distrito Federal’ resgata a história de uma das avenidas mais importantes de Brasília por meio de imagens e depoimentos históricos | Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Parceria entre o GDF e a Câmara dos Dirigentes Lojistas, a obra integra o processo de reforma iniciado em 2019 com melhoria do sistema viário, das calçadas e dos estacionamentos, além da implementação da acessibilidade

Uma das avenidas mais emblemáticas de Brasília, a W3 passa por uma grande transformação. Em 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu início ao processo de requalificação da parte sul da via. Foram feitas obras para modernizar o sistema viário, as calçadas, os estacionamentos, a iluminação pública e proporcionar mais acessibilidade aos pedestres. Na sequência, foi iniciada a implementação da faixa exclusiva de ônibus com pavimento rígido e de novos passeios, que está em finalização. O próximo passo será a substituição do asfalto de toda a avenida e o início da reforma da área norte, que já teve os projetos modelos aprovados.

Como forma de marcar a conclusão da primeira etapa da grande reforma da W3 desde a criação entre as décadas de 1950 e 1960, o GDF e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lançaram, nesta quinta-feira (21), o livro W3 – Ícone do Varejo no Distrito Federal. A obra retrata a história da avenida, bem como as mudanças após a requalificação, com depoimentos de comerciantes da região. “Esse livro certamente conta a história e entra para a história do Distrito Federal”, definiu o governador Ibaneis Rocha durante a solenidade no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Em seu discurso, o chefe do Executivo lembrou o trabalho do governo para modificar o espaço que estava abandonado há alguns anos, com diversas lojas fechadas. “Uma das principais reivindicações dos comerciantes, em especial os pequenos, era o fim da Difal (Diferencial de Alíquota) e a revitalização de vários pontos aqui da cidade que são muito importantes, como a W3. Agora estamos empenhados em fazer a W3 Norte. Passado o período de chuvas, vamos trocar todo o asfalto da W3 Norte e Sul”, adiantou.

Ibaneis Rocha lembrou que, além da W3, várias outras avenidas em áreas de comércio foram reformadas por este GDF estimulando a geração de emprego e renda, além do turismo local. Ele citou as obras feitas nas avenidas Paranoá, Hélio Prates e do Núcleo Bandeirante, do Setor Comercial Sul e do Túnel de Taguatinga. “Nós valorizamos muito a questão do turismo. Tivemos um percentual de aumento na ordem de 35% graças ao setor produtivo, com participação direta nossa. Brasília tem que ser mostrada para o mundo”, complementou.

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, reforçou que as ações do GDF são para garantir que Brasília continue sendo uma cidade pujante e moderna para a população e os comerciantes. “Vários espaços do Distrito Federal foram revitalizados ou estão em processo de revitalização, porque sabemos que Brasília é uma jovem cidade que precisa estar passando pelo processo de atualização para não perder a beleza, a qualidade de vida e a força do empreendedor que está presente na nossa cidade”, defendeu.

Projeto em conjunto

O presidente do Conselho Consultivo da CDL, José Carlos Magalhães Pinto, recordou que o projeto de requalificação nasceu em 2015 por iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas. “Em 2015, a crise batia à porta com 145 lojas fechadas na W3 Sul. Fizemos um projeto-piloto em duas quadras, que foi abraçado pelo governador Ibaneis Rocha enquanto candidato e em 100 dias, no dia 10 de abril de 2019, o canteiro de obras na 511/512 foi inaugurado. A nossa alegria foi total e hoje podemos ver o resultado de tudo isso”, afirmou.

Para o presidente da CDL, Wagner Gonçalves da Silveira Júnior, o lançamento do livro marca um compromisso que havia sido firmado entre o GDF e os dirigentes lojistas. “Foram quase seis anos da gestação à feitura deste livro, que finaliza um pacote de presente para a cidade, para a W3 e para os lojistas”, disse. “A revitalização leva para os lojistas mais segurança e mais mobilidade. O cliente agora pode caminhar e ver as lojas com uma calçada plana. E isso traz a possibilidade de, no futuro, mais empresas virem para se instalar na W3”, completou Júnior.

Além do lançamento do livro, a Câmara de Dirigentes Lojistas colaborou com a transformação da W3 Sul com a reforma do mural da 507 Sul, composto por grafites feitos por artistas locais que celebram pioneiros do Distrito Federal, como Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Lucio Costa.

Investimento em obras

Somados os investimentos de todas as obras já executadas e em andamento pela atual gestão na W3 Sul, o GDF investiu quase R$ 58 milhões na avenida. Atualmente, os trabalhos estão concentrados nos trechos entre o Setor de Rádio e Televisão Sul (SRTVS) e a quadra 703 e a quadra 502 e o viaduto do Eixo Monumental, onde estão sendo feitas as cabeceiras de transição.

Já os trechos em frente ao Pátio Brasil Shopping, ao Setor Comercial Sul e aos cruzamentos do Setor Hospital que dão acesso à rua das farmácias serão executados em janeiro durante o período de férias escolares para minimizar o impacto no trânsito.

Em relação à W3 Norte, o GDF já aprovou junto aos órgãos competentes os projetos modelos das quadras do Setor Comercial Local Residencial Norte 711 e 712 e 713 e 714. A reforma visa recuperar as áreas de convivência, rotas de pedestres e espaços públicos degradados e levar acessibilidade à avenida.

Na etapa das quadras 711 e 712, serão construídos 10.462,09 m² de calçadas acessíveis, com a recuperação de 2.027,97 m² de áreas verdes e o plantio de 71 árvores. Também é prevista a reorganização das áreas de estacionamento público, que atualmente prejudicam a acessibilidade. Esses espaços terão demarcação mais eficiente e serão interligados com os bolsões de estacionamento. Juntas, as quadras 711 e 712 terão 419 vagas para veículos, 62 para motos e 82 para bicicletas.

Já nas quadras 713 e 714 serão construídos nas duas quadras 11.135m² de calçadas acessíveis, com a recuperação de 6.602m² de áreas verdes e o plantio de 94 árvores. É esperada também a reorganização das áreas de estacionamentos públicos que atualmente prejudicam a acessibilidade. Esses locais terão demarcação mais eficiente e serão interligados com os bolsões de vagas. Somando as quadras 713 e 714, serão 509 vagas para veículos, 97 para motos e 60 para bicicletas.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal

Deixe um comentário

Leia também
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Recanto das Emas
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Recanto das Emas
Motorista fica preso às ferragens após carro colidir com carreta no DF
Motorista fica preso às ferragens após carro colidir com carreta no DF
Incêndio de grandes proporções atinge restaurante na Asa Norte
Incêndio de grandes proporções atinge restaurante na Asa Norte
Homem dá tiros na rua, bate em viatura, atropela PM do DF e é baleado
Homem dá tiros na rua, bate em viatura, atropela PM do DF e é baleado
Mistério na QR 517: polícia apura morte em incêndio em Samambaia
Mistério na QR 517: polícia apura morte em incêndio em Samambaia
Operação prende detentos do semiaberto por descumprir regras do saídão
Operação prende detentos do semiaberto por descumprir regras do saídão
Verão no DF terá calor intenso, mas chuvas seguem dentro da média
Verão no DF terá calor intenso, mas chuvas seguem dentro da média
PM apreende armas, munições e drogas após perseguição em Ceilândia
PM apreende armas, munições e drogas após perseguição em Ceilândia
Detran suspende CNH de mais de 2,5 mil motoristas do DF
Detran suspende CNH de mais de 2,5 mil motoristas do DF
Máfia do Mounjaro: PCDF mira venda clandestina na Feira dos Importados
Máfia do Mounjaro: PCDF mira venda clandestina na Feira dos Importados
Homem morre atropelado por carro na faixa reversa da Via Estrutural
Homem morre atropelado por carro na faixa reversa da Via Estrutural
Homem que degolou companheira ameaçou esquartejá-la há três meses
Homem que degolou companheira ameaçou esquartejá-la há três meses

💍 55 Anos de Amor, Fé e Companheirismo

Uma história de união e fidelidade celebrada por Domingos Conceição de Oliveira e Marlene Mendes de Oliveira O nosso irmão Domingos Conceição de Oliveira e a irmã Marlene Mendes de Oliveira, casal com o qual congregamos em Santa Maria-DF, celebram hoje uma data muito especial: 55 anos de casamento e,

Leia mais...

Toffoli nega pedido da PGR e mantém a acareação no caso Master

Procuradoria-Geral da República pediu a suspensão da acareação decidida, de ofício, pelo ministro do STF na investigação sobre o banco de Daniel Vorcaro. Ministro do STF negou o pedido alegando que investigação indica necessidade de esclarecimentos. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal ( STF), negou o pedido da

Leia mais...

Tensão com Congresso e colegas de Corte insatisfeitos: Fachin tenta contornar crises em quatro meses à frente do STF

Presidente do Supremo vem encontrando dificuldades para estabilizar o conturbado ambiente político que envolve magistrados Em quatro meses de atuação discreta na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin vem encontrando dificuldades para estabilizar o conturbado ambiente político que envolve a Corte. O magistrado já tentou debelar

Leia mais...

Carlos Bolsonaro volta a atacar ex-aliados: ‘Canalhas’

Vereador atribui abandono político a ex-integrantes da direita e intensifica discurso contra antigos aliados nas redes sociais O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) voltou a usar as redes sociais, na quarta-feira (24/12), para atacar ex-aliados políticos. O filho do ex-chefe do Executivo acusou antigos apoiadores de abandono

Leia mais...

Incêndio de grandes proporções atinge restaurante na Asa Norte

Incêndio começou na cozinha do estabelecimento, gerou intensa fumaça e foi controlado rapidamente pelo Corpo de Bombeiros Um incêndio de grandes proporções atingiu um restaurante localizado no Setor de Rádio e TV Norte, quadras 701/702, na Asa Norte. O fogo ficou concentrado na área da cozinha do estabelecimento, provocando grande

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.