14/11/2025

Lula afaga ministro indicado por Alcolumbre em meio a crise com União

Reprodução

Governo tem aliança ameaçada com o partido, que ameaça desembarcar no segundo semestre diante de federação e projeto da direita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afagou, neste sábado (14/6), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em meio a uma crise de relação entre o governo e o União Brasil. O titular da pasta é uma indicação direta de um dos caciques do partido, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Três dias após o União indicar que deve desembarcar do governo Lula em breve, Lula compareceu à ativação do novo sistema Defesa Civil Alerta, uma iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. No evento, ele afirmou ao titular da pasta: “Parabéns, valeu a pena trazê-lo para o ministério”.

A agenda ocorreu após um encontro no Alvorada com ministros palacianos e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o pacote arrecadatório.

Ex-governador do Amapá, Waldez é considerado uma espécie de ministro “intocável” na Esplanada. O nome dele não é citado nem pelos petistas que defendem a redução do espaço do União na Esplanada. Nos bastidores do Centrão, lideranças assumem que dificilmente conseguiriam convencer Alcolumbre a abandonar esse e outros cargos na máquina federal, que se acumulam à medida que o presidente do Senado se torna o fiel da balança para Lula no Congresso.

O União Brasil está em vias de formar uma federação com o Progressistas (PP) e escancarou, na quarta-feira (11/6), que deve romper de vez com o presidente Lula. As siglas fizeram uma declaração conjunta anunciando que seriam contra a Medida Provisória (MP) com medidas arrecadatórias para substituir o reajuste do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que sequer havia sido enviada na ocasião.

Nos bastidores, caciques de ambas as siglas afirmaram que avisaram ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se pronunciariam publicamente contra a MP. O recado de que a sequência seria um desembarque do governo Lula, segundo esses líderes do Centrão, foi claro. Na prática, a federação, que tenta se colocar como uma força de centro-direita, usou a crise do IOF para marcar posição política.

O senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, afirmou que o estatuto da federação deve ser fechado no dia 9 de julho. Em seguida, discutirão a proibição de qualquer filiado participar do atual governo. A fala foi aplaudida por parte da bancada que acompanhava o discurso, mas sem reação expressa do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, cujo partido tem três ministérios na Esplanada.

Nos bastidores, fontes de ambas as legendas afirmaram que estão próximas a romper com Lula. Afirmam, porém, que Waldez dificilmente sairia. Hoje, o União tem outros dois ministérios, além da cota da bancada de deputados: o do Turismo, com Celso Sabino; e das Comunicações, com Frederico Filho. Já o PP chefia o Ministério do Esporte, com André Fufuca.

Outro fator que complica a relação é a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pelo União Brasil. Já Ciro Nogueira é cotado a vice em uma eventual chapa unificada da direita em 2026.

Sistema rendeu elogios

Neste sábado, Lula participou da ativação do novo sistema Defesa Civil Alerta, que enviará mensagens a celulares em 36 municípios do Nordeste. O evento contou com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e técnicos.

Foi ao elogiar a iniciativa e questionar o ministro sobre detalhes do projeto que Lula fez o afago.

Tribuna Livre, com informações da Secom/PR

Leia também
f1280x720-138584_270259_5050
Enem 2025: inep divulga gabarito oficial; entenda como funciona a correção
f1280x720-162634_294309_5050
Ex-presidente do inss é preso sob acusação de receber propina milionária
logoMPDFT-5
Ministério público investiga creche por condições insalubres e reabertura clandestina
image-400-dddd4905b83d17cfa7082d669a968161
Tjdft celebra pontes de miranda com exposição inédita
f1280x720-143888_275563_5050
Supremo decide: recreio e intervalos contam como jornada de trabalho dos professores
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

O espaço na QNM 10, em Ceilândia Norte, ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes, além da obra na área externa Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara

Leia mais...

Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado

Polícia Federal indicia empresário do ramo de joias e outras 17 pessoas por suspeita de envolvimento com facções criminosas. Entre os indiciados, figura o empresário TH Joias, conhecido por sua proximidade com figuras políticas. A investigação, que durou meses, revelou um esquema complexo de lavagem de dinheiro e outros crimes,

Leia mais...

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.