O encontro ocorreu em meio a pressões da presidência do União Brasil para que seus filiados deixem o governo Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quarta-feira (3/9), com o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), e ministros do União Brasil para um almoço no Palácio do Alvorada.
O encontro ocorreu em meio a pressões da presidência do União Brasil para que seus filiados deixem o governo Lula. Atualmente, a legenda ocupa o Ministério do Turismo, com Celso Sabino.
Ele participou do almoço, ao lado dos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira Filho (Comunicações). Goés e Frederico são indicações do senador Davi Alcolumbre, parlamentar filiado ao União Brasil.
Debandada do governo
Duas semanas atrás, o União Brasil oficializou a federação com Progressistas, formando o União Progressistas (UP). Ontem (2/9), o União Brasil e o PP anunciaram a saída dos partidos da base do governo Lula.
No dia da oficialização da federação União Progressistas, lideranças do União Brasil e do PP afirmaram que o UP atuará em oposição a Lula na eleições do ano que vem e que seus ministros deveriam deixar o comando de suas respectivas pastas.
O almoço desta quarta não estava previsto na agenda. Após o encontro, que terminou por volta de 15h30, Lula retornou ao Planalto. Segundo a agenda oficial do petista, ele terá reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o titular da pasta de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Tribuna Livre, com informações da Secom/PR