18/11/2025

Lula garante que MST não invade terra “faz muito tempo”

Em Feira de Santana (BA), o presidente Lula assinou contratos do Minha Casa, Minha Vida - (crédito: Ricardo Stuckert / PR)

Para presidente, preocupação de produtores tem de ser com bancos, que tomam propriedades ao cobrar dívidas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou acenar, nesta segunda-feira, tanto para o agronegócio quanto para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Disse que os produtores precisam se preocupar com os bancos, que tomam terras ao cobrar os Títulos da Dívida Agrária (TDAs), e não com as ocupações. Também argumentou que “faz muito tempo” que os sem terra não invadem propriedades no campo — o que não é verdade, já que a organização aumentou sua atividade neste governo.

“Esses dias, vi o ministro da Agricultura, companheiro (Carlos) Fávaro, dizer que o agronegócio não deveria ter medo das ocupações dos sem terra, porque quem está tomando terra deles hoje são os bancos, que compram os Títulos da Dívida Agrária deles. E o banco, quando compra um título, é imperdoável. Ele vai em cima e recebe, ou toma a terra”, disse o presidente, em entrevista à Rádio Princesa, em Feira de Santana (BA).

“Ora, faz tempo que sem terra não invade terra neste país. Faz muito tempo. Faz muito tempo que os sem terra fizeram a opção de se transformar em pequenos produtores altamente produtivos. Inclusive, é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, e coloca alimento saudável na mesa do trabalhador”, acrescentou.

De fato, o MST lidera, há mais de 10 anos, a produção de arroz orgânico do país, além de uma série de outros alimentos e produtos da agricultura familiar. Porém, o movimento não abandonou a luta pela reforma agrária. Muito pelo contrário. Em abril deste ano, mês em que MST costuma intensificar sua atividade, foram ocupadas 31 propriedades em todo o país. Eles pedem a democratização do acesso à terra e a redestinação de áreas improdutivas, para moradia e agricultura familiar.

Lula também destacou o lançamento do Plano Safra, programado para ocorrer amanhã, no Palácio do Planalto. Serão dois eventos, de acordo com o presidente: pela manhã, com os pequenos e médios proprietários; e à tarde com o agronegócio. “Serão dois grandes programas de financiamento, com juros subsidiados, para que as pessoas possam continuar trabalhando. Temos que levar em conta hoje que o agronegócio é responsável por grande parte da riqueza deste país, e é importante que continue assim”, frisou. “Temos que alimentar um bilhão e 400 milhões de chineses, um bilhão e 400 milhões de indianos, um monte de gente espalhada pelo mundo, e o Brasil tem um potencial agrícola extraordinário.”

Um dos motivos para a rodada de viagens de Lula pelo país, como mostrou o Correio, é fortalecer pré-candidatos para as eleições de outubro. Em Feira de Santana não é diferente. Questionado durante a entrevista, o presidente disse que o postulante Zé Neto (PT) é insistente e tem chances de assumir a prefeitura, que nunca foi comandada pelo partido.

“Vai chegando um momento em que as pessoas começam a falar: nossa, esse cara é teimoso. Ele gosta de brigar. Ele é tinhoso”, respondeu Lula, ao ser questionado pelo candidato. Zé Neto já tentou assumir o município por cinco vezes, mas não foi eleito. Ele é deputado federal pela Bahia e está em seu segundo mandato.

cidade extraordinariamente grande, com muitos problemas. Ele sabe disso. E fico torcendo para que dê certo, para que ele seja eleito”, emendou o chefe do Executivo.

Ele subiu no palanque pela manhã com Zé Neto em Feira de Santana, onde entregou a duplicação a BR-116 e anunciou investimentos em rodovias. Também assinou contratos do Minha Casa Minha Vida.

Tribuna Livre, com informações da Secom/PR

Deixe um comentário

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

CREDENCIAMENTO VALPARACRISTO

Bem-vindo ao formulário de credenciamento do ValParaCristo – Marcha para Jesus, evento realizado em celebração ao Dia do Evangélico em Valparaíso de Goiás. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás informa que já está disponível o formulário de credenciamento para o ValParaCristo – Marcha para Jesus, em comemoração ao Dia do

Leia mais...

Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

A crescente demanda por viagens aéreas, que pode quase dobrar até 2040, impõe desafios significativos para a redução das emissões de carbono, já que a aviação é responsável por 2,5% das emissões globais. A busca por alternativas ao querosene tradicional tornou-se uma prioridade urgente para o setor. O combustível de

Leia mais...

Exxon mobil mira exploração de petróleo na foz do amazonas

A Exxon Mobil demonstra forte interesse na exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, aguardando o desenvolvimento da infraestrutura necessária pela Petrobras e a subsequente licitação de áreas. A informação foi divulgada por um alto executivo da SBM Offshore, empresa que atua como parceira de grandes companhias petrolíferas.

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações acontecem em cidades como Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Goiânia e Aparecida de Goiânia, com trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.